Previous slide
Next slide

Sanepar adota plano de contingência contra a nova gripe

Previous slide
Next slide

Embora não tenha registrado nenhum caso suspeito entre seus empregados, a Sanepar já está adotando um plano de contingência contra a influenza A (H1N1). Entre as principais medidas adotadas estão a orientação dos 6.200 funcionários em todo o Paraná, o fornecimento de máscaras descartáveis aos empregados que trabalham diretamente com o público, o acompanhamento dos boletins informativos do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde e a atuação dos profissionais da Coordenação de Segurança e Medicina do Trabalho para a prevenção da doença.

Para os empregados que venham a ter contato direto com uma pessoa suspeita de estar infectada, a Sanepar também estabeleceu procedimentos de segurança. Nesses casos, a empresa afastará esse funcionário sob o critério de Monitoramento de Saúde Pública, com abono dos dias parados. Mediante a apresentação do atestado médico específico, o período máximo de ausência do trabalho será de sete dias, conforme orientação do próprio Ministério da Saúde, por ser o tempo necessário para evitar que haja o contágio de pessoa a pessoa.

Já naquelas situações de empregados que retornaram de viagem de áreas endêmicas, a conduta a ser adotada é o uso de máscaras descartáveis durante sete dias. Além disso, o funcionário será monitorado pelos profissionais da Coordenação de Segurança e Medicina a fim de acompanhar a evolução do estado de saúde da pessoa.

INFORMAÇÃO – Como a prevenção do contágio é possível com medidas simples, o foco do plano de contingência da Sanepar é disseminá-las entre os empregados através de diferentes canais de informação, como intranet, mala direta, folder, cartazes e banners. Uma dessas orientações, por exemplo, é manter o ambiente de trabalho bem arejado, com a incidência de luz solar, pois isso ajuda a eliminar os possíveis agentes das infecções respiratórias. Outra se refere à higiene pessoal, já que o hábito de lavar as mãos constantemente também é um fator de redução de riscos.

 

Previous slide
Next slide