Previous slide
Next slide

Saúde de Foz do Iguaçu lança programa de prevenção para homens

Previous slide
Next slide

A Secretaria Municipal da Saúde de Foz do Iguaçu lança na segunda feira (16), o programa de prevenção direcionado a população masculina. A ação que considera o Dia do Homem comemorado oficialmente dia 15 de julho, quer maior número de homens nas Unidades de Saúde, principalmente nos programas de prevenção.

 

Além dos programas que já incluem o homem como usuário do SUS Municipal, a estratégia tem o objetivo de captar e incentivar a promoção e prevenção da saúde do homem. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, 85% dos usuários das unidades básicas de saúde são mulheres e crianças.

 

A ausência masculina nos programas de prevenção aparece nas estatísticas de atendimento, o que preocupa as autoridades de Saúde, considerando que assim os homens ficam vulneráveis a doenças que podem ser evitadas e/ou precisam de controle e acompanhamento, a exemplo de colesterol alto, diabetes, hipertensão, etc.

 

O programa Saúde do Homem vai ampliar as ações de orientação e sensibilização da população masculina com idades entre 40 a 59 anos quanto às medidas disponíveis para detecção precoce do câncer de próstata e a disfunção erétil, entre outros agravos do aparelho geniturinário. Vai incorporar os homens nas ações e atividades educativas voltadas para o planejamento familiar.

 

Uma das estratégias é incentivar a participação paterna no pré-natal de suas mulheres, parto, puerpério e no crescimento e desenvolvimento da criança. Neste período os homens terão seu próprio pré-natal. Terão inclusive uma carteira de pré-natal, onde vão passar por exames de glicemia, lipidemia, VDRL, HIV, hepatites virais, hemograma, urina e EPF, além de acompanhamento médico.

 

O programa vai desenvolver ações de orientação e sensibilização da população masculina quanto às medidas disponíveis para detecção de agravos do aparelho cardiovascular e sua prevenção a partir de propostas de educação alimentar e exercícios físicos.

 

Ofertar exame de PSA para homens para homens que apresentem avaliação médica e quadro clínico sintomático. E, orientar e sensibilizar a população masculina quanto às hiperplasias Prostáticas e outros agravos do aparelho geniturinário por meio de folders, cartazes e cartilhas.

Previous slide
Next slide