Previous slide
Next slide

Saúde substitui prestadores de serviços por concursados

Previous slide
Next slide

Foto: Divulgação
Categoria dos dentistas foi a primeira contemplada com a substituição

Com a convocação de pelo menos 25 enfermeiros e três biomédicos aprovados em concurso público, a Secretaria de Saúde, dá continuidade ao processo de substituição dos profissionais contratados como prestadores de serviços credenciados por efetivos concursados. O trabalho teve início com a categoria dos dentistas, atualmente composta somente por estatutários e deve terminar em dezembro.

A iniciativa visa o fortalecimento da Atenção Básica da rede do SUS (Sistema Único de Saúde) no município. Atualmente a prefeitura substitui pelo menos 25 dos 31 enfermeiros credenciados por outros do quadro próprio. Neste propósito, oito enfermeiros aprovados em concurso já foram chamados e 17 estão em processo de contratação, devendo começar o trabalho em maio próximo. Três biomédicos concursados também estão sendo contratados.

A expectativa é concluir o processo de substituição dos profissionais contratados por estatutários, promovendo um concurso para médicos, que têm contratos ainda vigentes. Profissionais aprovados em concursos para assistente social e também psicólogos, também sejam convocados. Para as demais categorias, será necessário chamar concurso público, o que já está sendo estudado no que diz respeito a impacto orçamentário.

A substituição vem acontecendo a partir do término do contrato, esclarece o secretário de Saúde Chico Brasileiro, que cumpre ainda determinação do Ministério Público do Trabalho. “O mais importante na efetivação dos profissionais via concurso é que o sistema mantém um quadro estável, o que representa assistência disponível para usuários", argumentou o secretário.

Dentro da visão de fortalecimento do serviço, a prefeitura já convocou recentemente, dez atendentes de farmácia aprovados em concurso, categoria profissional deficitária dentro da rede de saúde, o que permitiu a conclusão do processo de descentralização das farmácias.

Previous slide
Next slide