Previous slide
Next slide

Secretaria Municipal de Saúde orienta profissionais de hotelaria na prevenção da gripe em Foz

Previous slide
Next slide

A Secretaria Municipal da Saúde, através da Divisão de Epidemiologia e do Centro de Controle de Zoonoses de Foz do Iguaçu, intensificou as ações preventivas de enfrentamento da nova gripe (Influenza H1N1). Como parte do trabalho, a equipe está realizando palestras de conscientização e orientação para funcionários e dirigentes de diversos setores. Na terça-feira (11) as informações e recomendações foram repassadas aos profissionais ligados ao Sindhoteis.

A palestra ministrada por Camila Lourine e Thiago Cavalcante de Oliveira, do CCZ, reuniu 60 representantes de hotelaria, restaurantes, bares e similares de Foz do Iguaçu. Um dos objetivos foi apresentar e discutir o protocolo de manejo clínico e Vigilância Epidemiológica da influenza, além de reforçar as medidas de prevenção e proteção ao cliente.

“Não há motivos para alarde porque Foz do Iguaçu conta com uma retaguarda de atendimento e suporte hospitalar muito bem estruturados”, tranquiliza o secretário de Saúde Luiz Fernando Zarpelon. Segundo ele, a população deve colaborar adotando as precauções, mas não precisa entrar em pânico. “Todos os esforços e providências estão sendo adotados para minimizar os efeitos da gripe na cidade”, lembra o secretário.

Recomendações da Vigilância Epidemiológica:

Em casa, no trabalho e no transporte coletivo abra portas e janelas para manter o ambiente ventilado;

Lave as mãos com água e sabão com frequência, principalmente após tossir e espirrar;

Utilize lenço descartável para higiene nasal;

Proteja com lenço descartável nariz ou boca ao espirrar e tossir;

Não compartilhe objetos de usos pessoais como talheres, pratos, copos, toalhas, mamadeiras e chupetas;

Evite ambientes com aglomeração de pessoas.

Adultos e crianças que apresentarem quadro gripal com febre acima de 38ºC, tosse, falta de ar, acompanhado ou não de dor de garganta e dor no corpo devem procurar atendimento médico na unidade de saúde mais próxima. À noite ou finais de semana procure o Pronto Atendimento do Morumbi, na Avenida Mário Filho.

Previous slide
Next slide