Previous slide
Next slide

Segurança alimentar será tema de encontro em São Miguel do Iguaçu

Previous slide
Next slide

O direito humano à alimentação e à nutrição sustentável será um dos temas do “Encontro de Abertura do Ano Letivo” do município de São Miguel do Iguaçu, que será realizado nesta segunda-feira (09), a partir das 8 horas, no Centro de Eventos do município. A capacitação é promovida pela Prefeitura, em parceria com o Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cresans).

O encontro reunirá cerca de 500 funcionários da rede municipal e estadual de educação. Também participarão do evento o prefeito Armando Luis Polita, o vice-prefeito Volnei Antonio Adamante e a diretora do departamento de Educação, Maria Margarida Pansera. O presidente do Instituto Harpia Harpyia, Dom Mauro Morelli, irá ministrar uma palestra sobre Segurança Alimentar e Nutricional. O objetivo é sensibilizar os professores, merendeiras, coordenadores, diretores e assistentes para os valores humanos e o direito ao alimento e à nutrição.

De acordo com o Departamento de Educação do São Miguel do Iguaçu, cerca de 3.500 alunos frequentam a rede de ensino, em escolas estaduais e municipais, Centros Municipais de Educação Infantil, Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI), Escola de Educação Especial Pestalozi e o Centro de Integração Trabalho Educação e Lazer (CITEL).

O Cresans –  A participação no Encontro de Abertura do Ano Letivo de São Miguel do Iguaçu é um exemplo de trabalho que será realizado pelo Cresans nos 29 municípios pertencentes à Bacia do Paraná III.

Criado por meio de uma parceria entre o Instituto Harpia Harpya, fundada e presidida pelo bispo Dom Mauro Morelli, a Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), o Cresans visa promover a defesa e a implementação do direito humano à alimentação e à nutrição sustentável. Até setembro de 2010, o Centro tem como metas incentivar e fomentar a cultura e a prática da alimentação adequada e saudável e contribuir para o processo de desenvolvimento sustentável da Bacia do Paraná III.

Atualmente, através de parcerias estaduais como o Conselho de Segurança Alimentar (Consea) do Paraná, o Cresans já desenvolve atividades em regiões de Foz do Iguaçu. Na Vila C, o grupo desenvolve, juntamente com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), pesquisas relacionadas ao saneamento básico e hábitos alimentares.

E, a partir deste ano, o Cresans fará caravanas para os municípios pertencentes à Bacia do Paraná III, realizando atividades que visam o cuidado com a alimentação através da proposição de leis e implantação do sistema de segurança alimentar.

Serviço
Evento:
"Abertura do Ano Letivo – 2009"
Local: Centro de Eventos de São Miguel do Iguaçu (ao lado da igreja Matriz)
Data: 09 de fevereiro de 2009
Horário: 8h às 12h

 

Previous slide
Next slide