Previous slide
Next slide

Sobre o privilégio da informação (pública)

Previous slide
Next slide

Ontem chegou em minhas mãos uma informação de que a Infraero teria liberado os R$ 400 milhões para a reforma do Aeroporto Internacional Cataratas. Duvidoso da veracidade da notícia, liguei então para a superintendente do aeroporto de Foz, Maria do Perpétuo Socorro Pinheiro. Socorro estava em reunião, mas sua secretária, Angela Joveiatti, disse que iria retornar para esclarecer a situação.

Passados alguns minutos, sem nenhum retorno, voltei a ligar para Socorro, Angela me disse que desta vez ela estava em uma ligação.

Aguardei.

Mas sem resposta, a repórter Mariana Serafini ligou novamente. Angela disse: “O Garon, desse site já me ligou e o recado será repassado para a Socorro, e hoje [quinta-feira (12)] ainda retorno”.

Enquanto aguardava o retorno, decidi ligar para o representante do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla, que está mobilizando todos os setores e políticos a favor da causa do novo aeroporto.

Solicito, Piolla adiantou que a Infraero somente aceitou a proposta do Fundo para o novo aeroporto e disse que uma nova reunião foi marcada para terça-feira (17) em Brasília, mas não tinha informações sobre a liberação da verba, pois só quem poderia confirmar isso é mesmo o órgão ligado direto ao governo, neste caso, a Infraero, representada por Maria do Perpétuo Socorro Pinheiro, em Foz do Iguaçu.

Finalizei a matéria sem conversar com a Infraero, pois Socorro não nos atendeu e não retornou a ligação.

Mas a minha surpresa foi ler no único jornal diário impresso da cidade o título da manchete: “União libera R$ 30 milhões para reforma do aeroporto de Foz”. Fiquei um pouco com dúvida na informação repassada, mas minha indignação veio quando li a seguinte frase no lide do texto: “A informação foi repassada ontem [quinta-feira (12)] pela superintendente da Infraero, Maria do Perpétuo Socorro Pinheiro, em entrevista à reportagem de A Gazeta do Iguaçu”.

Em um momento só tomei uma conclusão, que leva o título dessa coluna.

 

 


 

Garon Piceli é editor do portal Clickfoz, siga ele no twitter: @garonphn

 

Previous slide
Next slide