Previous slide
Next slide

Solenidade de abertura da ABAV 2013 conta com presença expressiva das autoridades nacionais

Previous slide
Next slide

Foi realizada na manhã de quarta-feira,4, a solenidade de abertura da 41ª ABAV – Feira de Turismo das Américas, que reuniu autoridades e dirigentes da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional) na Vila do Saber, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

O encontro foi iniciado com uma apresentação cultural do estado do Amazonas, patrono desta edição da feira. O Grupo Carrapicho, comandado por Zezinho Correa, deu as boas-vindas aos participantes com um show completo dos bois Caprichoso e Garantido, personagens que completam 100 anos neste ano.

Liderado por Rosana Jatobá, jornalista brasileira e profissional com experiência de 12 anos na Rede Globo, o encontro contou com a participação de dirigentes das entidades e dos órgãos representativos do setor de viagens e turismo. A primeira pergunta foi direcionada a Antonio Azevedo, presidente da ABAV, e abordou a importância dos megaeventos para as agências de viagens.

“Estes eventos colocam o Brasil na vitrine mundial e exigem infraestrutura adequada, sobretudo no que diz respeito à Copa do Mundo de 2014 e aos Jogos Olímpicos de 2016. Temos que superar alguns obstáculos, como os vistos, principalmente. Este, inclusive, é um alerta que nós fazemos”, enfatizou.

Em seguida, Douglas Simões, presidente da Associação Brasileira de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), discorreu sobre a importância do ecoturismo para o setor como um todo. “Vivemos em cidades muito próximas do concreto, das redes sociais e dos computadores. As pessoas precisam de contato com a natureza e com as próprias sensações. A partir do momento em que existe o contato com o meio ambiente e a prática de atividades e esportes nestes locais, a preservação torna-se mais fácil”, explicou.

Marco Ferraz, presidente da Associação Brasileira de Operadoras de Turismo (Braztoa), por sua vez, abordou a realização do 40º Encontro Comercial Braztoa no decorrer da ABAV 2013. “Esta parceria é fundamental. A Braztoa está com mais de 80 associadas expondo no evento e esta ação conjunta traz mais expectativas para nós, beneficiando toda a cadeia produtiva do setor”, disse. Ferraz também falou sobre a Turismo Week, cujo lançamento foi no último sábado (31), e da segunda edição do programa “Viaja Mais Melhor Idade”, que será lançado hoje, às 17h00, na sala 1 da Vila do Saber.

Com relação ao mercado de viagens corporativas, Edmar Bull, presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), abordou o bom momento que o segmento está passando e destacou o crescimento de 13% no primeiro semestre, embora as companhias aéreas tenham reduzido a oferta aérea doméstica em 5.8%, segundo a Anac. Logo após, Antonio Azevedo mencionou o trabalho conjunto que deve ser desempenhado com as companhias aéreas. “Temos contato com os consumidores, os quais, muitas vezes, têm muitas queixas sobre estas empresas. Nosso único objetivo é fortalecer o mercado”, afirmou.

O senador Antonio Carlos Valadares, presidente da Comissão de Turismo e Desporto, também estava presente e precedeu as palavras do deputado federal Antonio Carlos Valadares Filho, à frente da Comissão de Turismo e Desporto. O deputado abordou um tema polêmico – o Projeto de Lei 5.120, que regulamenta as atividades desempenhadas pelos agentes de viagens – e foi aplaudido pelos presentes ao revelar sua intenção. “Quero assumir um compromisso perante os agentes de viagens. Que nós possamos, já na próxima semana, formar um grupo de parlamentares e marcar uma audiência, visando a aprovação deste projeto o mais rápido possível”, exclamou, reiterando o apoio da Embratur e do Ministério do Turismo.

 

Previous slide
Next slide