Previous slide
Next slide

Sprays contra a dengue chegam em Foz na quarta-feira (23)

Previous slide
Next slide

 

Na quarta-feira (23), a partir das 8h30, no prédio da antiga Cobal, na Vila A, serão entregues 80 mil sprays da marca Raid, fabricado pela multinacional Ceras Johnson.

 

Os organizadores da campanha “Mate o Mosquito! Proteja sua Família”, solicitaram apoio da Itaipu Binacional, Corpo de Bombeiros, Exército e outras entidades para realizar a distribuição do produto. Os sprays serão levados para 44 escolas municipais, 34º Batalhão de Infantaria Motorizado e também para a Secretaria de Ação Social.

 

No local, equipes da Vigilância Epidemiológica, Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e voluntários de outras entidades na campanha participarão da ação.

 

A partir de sábado, 26, são esperados cinco mil voluntários para iniciar a distribuição dos produtos entre as 8h e 14h. Cada morador ainda receberá gratuitamente um kit com sacos de lixo e panfletos de orientação sobre o uso do inseticida.

 

A pessoa que não estiver em casa neste período, poderá retirar o spray em locais próximos. Um aviso será deixado no local. O cidadão precisará apresentar o documento para adquirir o produto.

 

A ação é inédita no país. A campanha começa oficialmente na segunda, 28. A partir das 21 horas, o morador precisa borrifar o inseticida dentro da residência, principalmente atrás de móveis e objetos guardados nos cômodos.

 

A aplicação deverá ser repetida durante cinco dias sempre no mesmo horário. E nesse período (cinco dias) que a fêmea do mosquito se alimenta do sangue da pessoa, se esconde nas residências e depois deposita os ovos em lugares próximos. Isso ainda evita que o mosquito fuja para locais próximos, como, por exemplo: a casa de vizinhos.

 

Carros de som, buzinaço, viaturas com sirenes ligadas e outros artifícios serão usados para lembrar a população sobre o momento exato para iniciar a aplicação do spray.

 

A expectativa dos organizadores é mobilizar a população para evitar uma epidemia na cidade. Com a chegada do verão e a circulação de um novo sorotipo (Dengue 4), aumentam os riscos de contágio da doença. Até o momento, Foz está livre do problema.
 

Previous slide
Next slide