Previous slide
Next slide

Terceira fase pretende vacinar contra a gripe suína mais de 35 milhões de pessoas de 20 a 29 anos

Previous slide
Next slide

A meta da terceira fase da campanha de vacinação contra a contra a influenza A (H1N1) – gripe suína –, que começou na segunda-feira (5), é imunizar 35,1 milhões de pessoas de 20 a 29 anos. De acordo com informações do Ministério da Saúde, esse grupo apresentou o maior percentual de casos de doenças respiratórias graves provocadas pelo vírus Influenza H1N1 no ano passado: 24% do total de 44.544 casos em todo o país. Além disso, concentra 20% das mortes ocorridas no ano de 2009, de um total de 2.051.

Esta etapa vai até 23 de abril, mesmo dia em que terminará a segunda fase, destinada à imunização de grávidas, doentes crônicos (exceto idosos) e crianças de seis meses a dois anos de idade. Por causa do feriado da Semana Santa, o ministério prorrogou a vacinação desse grupo, que terminaria na última sexta-feira (2).

Paraná – Nesta terceira fase da campanha de imunização contra a influenza A (H1N1) – gripe suína, a Secretaria de Saúde do Paraná tem a meta de vacinar 80% dos adultos jovens entre 20 e 29 anos residentes no estado, totalizando 1,8 milhão.

Segundo a secretaria, o Paraná segue a tendência nacional, de registros, no ano passado, do maior número de casos da doença nessa faixa etária. Das 289 mortes registradas, 179 foram de pessoas com idade entre 20 a 49 anos.

De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde da secretaria, José Lúcio dos Santos, por esse motivo os estados da Região Sul reivindicaram ao Ministério da Saúde a inclusão da faixa de 30 a 39 anos no calendário de vacinação. Esse grupo será imunizado no período de 10 a 21 de maio.

Desde o início da vacinação contra a gripe, aproximadamente 645 mil pessoas foram imunizadas em todo o Paraná. Dados da Secretaria de Saúde mostram que a primeira fase da campanha atingiu a meta de 80%, com a aplicação da vacina em 100% dos trabalhadores da saúde e em 92% da população indígena.

Na segunda fase, a adesão da população ficou abaixo da meta em todo Brasil e a campanha foi prorrogada até o dia 23 de abril. No Paraná, 42% das gestantes receberam a vacina até hoje. Entre as pessoas com doenças crônicas, o índice é de 30% e, entre as crianças de 6 meses a 2 anos incompletos, chega a 61% do total esperado.

Previous slide
Next slide