Previous slide
Next slide

Terremoto atinge região de Salta, na Argentina nesta segunda-feira (8)

Previous slide
Next slide

Os moradores da região de Salta, na Argentina, foram surpreendidos nesta segunda-feira (08) por dois tremores de terra. Na parte da manhã, às 11h30 (horário de Brasília), foi registrado um abalo de 3.1 pontos na Escala Ritcher. No começo da tarde, às 14h03, um novo terremoto atingiu a região, mas dessa vez de maior intensidade – 5.7 pontos, com  epicentro a 19 km de profundidade.

Segundo o site Science For A Changing World, a região mais afetada foi Salta, cerca de 1200 km da capital, Buenos Aires. O tremor foi sentido também em Santiago del Estero e Tucuman.

Apesar do segundo tremor ter sido de intensidade moderada, até o momento não há informações de vítimas ou danos materiais.

Alerta – O diretor do Instituto Nacional de Prevenção Sísmica (Inpres), Alejandro Giuliano, afirmou ao jornal argentino Clarín, que pelo movimento das placas tectônicas nos últimos anos, é provável que ocorram terremotos na Argentina que gerem destruição na proporção registrada no Chile dentro de 10 anos. Ainda segundo Giuliano, as áreas mais ameaçadas se encontram no centro e oeste do país, nas províncias que fazem fronteira com o Chile, como Jujuy, Salta, San Juan, Mendoza, La Rioja e Catamarca.
  


Previous slide
Next slide