Previous slide
Next slide

Tico Santa Cruz conhece projeto Plugado em Foz do Iguaçu

Previous slide
Next slide
Antes de falar sobre "Juventude e transformação", tema de sua palestra de terça-feira (25), no Hotel Internacional, o vocalista da Banda Detonautas, Tico Santa Cruz, conheceu um pouco do trabalho desenvolvido pelo "Plugado – Canais ligados na cultura".
 
A coordenadora do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente da Itaipu, Gladis Mirtha Baes, e a diretora da Casa do Teatro, Arinha Rocha, explicaram a ele como é o programa, que visa basicamente estimular os jovens e se tornarem cidadãos.
 
Foto: Divulgação
 “Há alguns anos ajudamos a fortalecer uma ONG gaúcha. Lá, através da música, da dança e do teatro, conseguimos tirar vários meninos e meninas do mundo das drogas”
Depois de quase cinco anos à frente do grupo Voluntários da Pátria, promovendo atividades culturais mescladas à responsabilidade social, o músico afirma que a juventude está um pouco mais mobilizada em relação à política. Segundo ele, os adolescentes devem buscar seus direitos e exigir dos responsáveis – autoridades políticas – os compromissos previstos na Constituição. ”Os jovens precisam se envolver na política; do contrário serão comandados por aqueles que um dia se interessaram”, disse.
 
“Acredito que estamos conseguindo conquistar um Brasil menos violento. Não sei se a mídia tem divulgado, mas houve uma redução de 18% no índice de violência no Rio de Janeiro”, afirmou. “Pode estar relacionada à espera das Olimpíadas e da Copa do Mundo, mas diminuiu”, completou.
 
De acordo com Joel de Lima, assistente do diretor-geral da Itaipu, Tico Santa Cruz foi convidado para conversar com este público justamente por ser um homem contestador e que desenvolve um belo trabalho direcionado aos jovens brasileiros. “Ele tem uma sintonia com os adolescentes por intermédio da música. É a pessoa ideal para repassar mensagens de cidadania e engajamento ao público juvenil iguaçuense”, disse.
 
Oficinas – Na quarta-feira (26), a programação do "Fala aí" será no Centro de Convivência Érico Veríssimo, no Jardim São Paulo, com atividades artísticas, culturais e educacionais que começam às 9h e prosseguem durante todo o dia.
 
Nos dois dias do Fala aí!, a expectativa é reunir 3 mil estudantes e professores das escolas públicas da rede estadual de educação, representantes das instituições vinculadas a Rede Proteger e operadores dos direitos da criança e do adolescente.
 
O Festival Juventude, Cultura e Paz é um das ações do “Plugado”. O projeto beneficia 80 adolescentes e 200 professores de 10 escolas públicas de bairros carentes de Foz do Iguaçu.
 
Previous slide
Next slide