Previous slide
Next slide

Tom de reivindicação marca abertura do Salão Paranaense de Turismo

Previous slide
Next slide

Foto: Assessoria
Abertura do 16º Salão Paranaense de Turismo em Curitiba

A relevância econômica da indústria turística e as reivindicações de classe marcaram os discursos das autoridades durante a solenidade de abertura do 16º Salão Paranaense de Turismo, realizada na manhã de sexta-feira (9) no Estação Convention Center, em Curitiba. O evento é considerado um dos principais do setor no Mercosul.

Com a presença de diversas autoridades, como o senador Flávio Arns, o deputado federal Eduardo Sciarra, o Secretário Estadual de Turismo, Celso Caron, a presidente do Instituto Municipal do Turismo, Juliana Vosnika, o presidente da Fecomércio, Darci Piana, além de representantes de instituições e presidentes das ABAVS regionais, a prestigiada solenidade de abertura mostrou a importância do Turismo como fonte de desenvolvimento econômico no Estado e no país.

“O fluxo de turistas no Paraná, segundo dados da Secretaria de Turismo do Estado, chega a 12 milhões de pessoas. Isso traz R$ 2,6 bilhões em receita para o setor. Fato que mostra como o turismo vem se firmando como importante fonte de desenvolvimento no Paraná” salientou o Secretário de Turismo do Estado, Celso Caron.

No âmbito dos lançamentos que acontecem na feira, a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika, destacou a importância da ABAV-PR na defesa e organização do setor. “Lançamos nossas campanhas de divulgação de Curitiba sempre no Salão Paranaense. É notável o crescimento do evento e da qualidade dos stands e participantes”, ressalta.

Celso Tesser, presidente da ABAV-PR, aproveitou a presença de Vosnika para defender a redução da alíquota do ISS dos atuais 5% para um índice de até 3%. “Há três anos nos reunimos no gabinete do secretário de Finanças do então prefeito Beto Richa, solicitando que estudasse a redução do imposto. Mas, até o momento não conseguimos uma resposta definitiva deste governo”, disse.

Segundo Celso, a falta de posicionamento sobre a questão tem acarretado um enorme prejuízo tanto às pequenas agências, pois as grandes empresas de turismo passaram a emitir seus e-tickets em outras localidades onde também operam e o ISS é mais baixo, quanto para os cofres da prefeitura. “Queremos continuar contribuindo para o fortalecimento da nossa cidade, mas também gostaríamos do suporte da prefeitura para atender a uma reivindicação de grande importância para nossas empresas”, ressaltou o presidente da ABAV-PR.

Celso também destacou o maior número de caravanas presentes no evento. “Nosso trabalho está sendo recompensado, pois, além das agências de viagens de nossa cidade e região, teremos o maior número de caravanas de agentes de todos os tempos, com profissionais de Porto Alegre, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Florianópolis, Joinville, Vale do Itajaí, Chapecó e Oeste de Santa Catarina”, afirmou.
 
16º Salão Paranaense de Turismo e 6ª Mostra de Regiões Turísticas do Paraná
Datas: 9 e 10 de abril de 2010
Local: Estação Convention Center (Av. Sete de Setembro, 2775 – Rebouças) – Curitiba/PR
Horários: 9/4 (sexta-feira) das 12h às 20h
10/4 (sábado) das 11h às 19h
Informações: (41) 3223-3411
abav-pr@abav-pr.com.br
www.abav-pr.com.br

Previous slide
Next slide