Previous slide
Next slide

Trabalhar apagando incêndio desperdiça tempo, diz novo secretário de turismo de Foz do Iguaçu

Previous slide
Next slide

O novo secretário de turismo de Foz do Iguaçu não é filiado e aspirante a nenhum partido político. "Quero formar, com a liberdade de Reni Pereira, uma secretaria técnica", disse Jaime Nascimento, em entrevista exclusiva ao Portal de Notícias Click Foz do Iguaçu.

Formado na Universidade Federal de Santa Catarina, na área de informática, sua primeira experiência no turismo foi reerguer um complexo hoteleiro em Florianópolis, sua cidade natal. História que conta com orgulho: "Um deles era um hotel novo que estava no vermelho, então começamos a estruturar uma empresa que futuramente seria uma administradora de hotéis e algumas empresas envolvidas com o turismo. Rapidamente consegui equilibrar as contas. Fizemos até um show com o Roberto Carlos. E quando estava tudo certo, recebi um convite da Itaipu, em 99, para trabalhar na área de informática".
 

Foto: Rafael Guimarães
Jaime Nascimento deixa a direção técnica da Fundação Parque Tecnológica de Itaipu para assumir a secretaria de turismo de Foz do Iguaçu

Foi nesta época que Jaime Nascimento elaborou um projeto inovador e contestador para a época: trabalhar com software livre em Itaipu.

Algo diferente, mas que acabou tornando Foz do Iguaçu o centro Latino-americano de desenvolvimento e discussão do Linux, trazendo para a região empresas de tecnologia de ponta e um dos principais eventos do mundo sobre programas abertos, a Latinoware (Conferência Latino-americana de Software livre). O evento bate recordes ano após ano em número de inscritos e opções de workshops e cursos, e em 2012 recebeu quase 5000 participantes.

"Assim quando foi criado o Parque Tecnológico de Itaipu, eu achei o projeto muito interessante e pedi para ser transferido". Jaime atuou no PTI na área de tecnologia por alguns anos, porém quando o PTI assumiu o Complexo turístico de Itaipu, por causa de sua bagagem com o turismo em Florianópolis, assumiu o cargo de gerente e ajudou na administração e estruturação do novo setor. "Imprimimos o espírito de qualidade e gestão de processos, como a ISO".

No final de 2010 Jaime retorna ao Parque Tecnológico para assumir a direção técnica, onde esteve a frente até dezembro de 2012.

GESTÃO DE PLANEJAMENTO
A nova gestão da secretaria do turismo deverá ser marcada pelo planejamento e gerenciamento de projetos. Características marcadas das ações desenvolvidas no PTI. "Com a criação de um embrião de escritório de criação de projetos dentro da secretaria", define o novo secretário.

RELACIONAMENTO
Jaime Nascimento está em uma posição valorizada, tem uma ótima articulação com Itaipu Binacional – ligada principalmente ao governo Federal, e agora na prefeitura – que mantém um diálogo com o governo do estado, o novo secretário defende que a postura adotada pela nova gestão será de inclusão em ambas as esferas. "Queremos nos alinhar com todos os governos e principalmente com a população".

AÇÕES
Mesmo sendo cedo para definir planos e metas de trabalho para 2013, pois ainda é momento de transição interna nas pastas. O novo secretário de turismo quer priorizar questões como os já tratados pela sua gestão a frente do Conselho Municipal de Turismo, como o acesso de veículos ao Parque Nacional do Iguaçu, os problemas no Marco das 3 Fronteiras e alternativas ao Centro de Convenções de Foz do Iguaçu.

FUTURO
"Estamos para receber vários eventos importantes nos próximos anos. E mais que receber um número expressivo de turistas, o mais importante é a divulgação que tem para a cidade. É o efeito prolongado do recall", finaliza.

 

Previous slide
Next slide