Previous slide
Next slide

Turismo de Itaipu registra no feriado prolongado a melhor média diária de visitação de 2021

Previous slide
Next slide

Os atrativos turísticos da usina de Itaipu receberam 7.659 visitantes nos três dias de feriado prolongado da Proclamação da República, de sábado (13) a segunda-feira (15), superando a expectativa de 6 mil pessoas. Foi o último feriado do ano, antes das festas natalinas, e o que teve a melhor média diária de turistas em 2021. Foram 2.553 visitantes em média por dia, com desempenho superior ao do feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida, de 9 a 12 de outubro, com média/dia de 2.178 visitantes.

De acordo com balanço do Complexo Turístico Itaipu (CTI), responsável pela gestão dos passeios, a maior parte das pessoas que visitaram Itaipu no feriado é formada por brasileiros (mais de 7,6 mil), mas os atrativos receberam também turistas do Paraguai, Argentina, Alemanha, Equador, Bolívia e Itália, entre outros.

Entre os brasileiros, a maioria é paranaense (quase 4 mil visitantes), seguida dos paulistas, catarinenses, gaúchos e cariocas. Somente dos municípios lindeiros ao Lago Itaipu, foram 553 visitantes. O CTI também registrou 185 turistas procedentes do Acre.

O balanço do CTI indica ainda que a visita Itaipu Panorâmica foi a mais procurada pelos turistas, com 6.671 registros, seguida do Refúgio Biológico Bela Vista (548) e a Itaipu Iluminada (440, computando a sexta-feira e o sábado). O dia mais movimentado – considerando todos os atrativos – foi o domingo (14), com 2.938 visitas.

Os números do turismo em Itaipu reforçam a retomada do segmento na região, fortemente impactado pela pandemia de covid-19. O Parque Nacional do Iguaçu, o mais importante atrativo da região, e que abriga as Cataratas do Iguaçu, recebeu a visita de 22 mil pessoas nos três dias de feriado prolongado. Foi o melhor feriado prolongado desde agosto de 2020.

O diretor-geral brasileiro da Itaipu, general João Francisco Ferreira, observa que desde o ano passado o Destino Iguaçu vem se preparando para a retomada da visitação, investindo em medidas sanitárias rigorosas, capacitação de profissionais e na campanha “Vem pra Foz!”, liderada pela binacional e parceiros, que apresentou a região como um dos roteiros turísticos mais seguros do País.

As campanhas e o resultado do feriado da Proclamação da República abrem boas perspectivas para a movimentação de turistas em dezembro, mês de Natal, e janeiro, período tradicional de férias escolares. Com apoio de Itaipu, a cidade está elaborando uma programação natalina repleta de atrações culturais, shows e decoração especial em diferentes pontos da cidade.

“A recuperação do turismo, principal atividade econômica do Destino Iguaçu, é uma realidade hoje graças à união e aos esforços dos diversos atores que compõem o segmento. Por isso, a nossa expectativa é que a visitação tenha um salto no fim de ano, com as festas natalinas e o réveillon, e um 2022 com números ainda mais robustos”, afirmou o general Ferreira.

Mídia espontânea

O Destino Iguaçu ainda ganhou uma publicidade espontânea, no fim de semana, durante a cobertura de um dos mais importantes esportivos do mundo, o GP Brasil de Fórmula 1. Em entrevista à repórter Mariana Becker, da Band, o piloto inglês Lewis Hamilton, com sete títulos mundiais e vencedor da corrida no domingo (15), declarou que as Cataratas do Iguaçu é dos lugares que ele pretende visitar quando estiver de folga no Brasil.

Previous slide
Next slide