Previous slide
Next slide

Turista canadense passa mal durante viagem a Foz do Iguaçu e é operado as pressas

Previous slide
Next slide

Imagens: Vilmar Machado
Canadense conheceu as Cataratas do Iguaçu, apesar das complicações de saúde

Quem viu o sorriso no rosto do canadense Wolfgang Oppitz, no dia 29 de novembro, se despedindo dos amigos que deixou em Foz do Iguaçu não imagina o que ele passou em sua estada pelo Brasil. Ele e sua esposa, Sabina Oppitz, desembarcaram no Rio de Janeiro, no dia 14 de novembro. A segunda cidade do roteiro seria Foz do Iguaçu, depois Salvador e, por último Manaus. Contudo, um problema grave de saúde mudou completamente os planos dos canadenses.

A viagem, planejada durante três anos, não transcorreu como esperado. Wolfgang, 73 anos, e sua esposa, 63 anos, tinham um roteiro especial para conhecer o país. Contudo, dois dias após chegar ao Rio, o turista começou a passar mal. Quando desembarcou em Foz do Iguaçu, no dia 17, as dores no abdômen ficaram ainda mais fortes e um dos grandes sonhos do casal, conhecer as Cataratas do Iguaçu, parecia ameaçado.
    
Com visível expressão de cansaço e dor, o casal chegou ao aeroporto de Foz e imediatamente se dirigiu ao Hotel Bella Italia para descansar. A atenção no momento do check-in era só o começo do tratamento especial que receberiam na cidade e no Hotel, principalmente da recepcionista Rosana Manneschi que os acompanhou durante toda a trajetória em Foz, inclusive no hospital, local que nem de longe estava nos planos dos turistas.

Cirurgia – Já no primeiro dia na cidade o estado de saúde de Wolfgang se agravou e ele foi levado ao Hospital. As dores que o canadense sentia eram decorrentes de complicações na vesícula e ele precisou ser operado as pressas.


Uma operação especial foi montada para viabilizar que o paciente pudesse conhecer as Cataratas

O problema de saúde obrigou o canadense a trocar o sonhado passeio em Foz do Iguaçu por sete dias de internamento no Hospital Ministro Costa Cavalcanti. A situação de saúde do alemão era séria, imagine estando em um lugar sem pessoas conhecidas, com idioma diferente do seu e, ainda, com uma cultura que desconfiava, como a própria Sabina confessou. Mas o casal estava nas mãos de ótimos profissionais. O Hotel Bella Itália deu suporte na procura do atendimento médico e manteve contato com a embaixada canadense para acionar o seguro internacional e viabilizar o retorno do casal com a estrutura necessária ao Canadá.

O casal revelou que não esperava esse tratamento no Brasil. “A visão que eu tinha era de roubo, assalto e violência. Mas minha visão foi totalmente revertida. Senti-me bem acolhida, como se estivesse com minha família. O serviço do hotel foi muito importante para nós. Eu não esperava isso, nem das pessoas e menos ainda do Hotel”, comentou Sabina, emocionada.

Apesar da complicação de saúde de Wolfgang, o sonho do casal de visitar as Cataratas foi realizado. O Hotel em parceria com a agência Loumar Turismo e a Helisul convidaram os turistas para fazer um passeio de helicóptero para ver as quedas do alto. “Não poderíamos deixá-los partir sem conhecer as Cataratas. Como estava impossibilitado de fazer o passeio a pé, por causa da cirurgia, programamos o voo. Por precaução, o Hospital designou um enfermeiro para acompanhar o paciente-turista”, explica Marcelo Bortoli, gerente do Hotel Bella Italia. O casal ficou surpreso com o “presente” e não hesitou em aceitá-lo. “O passeio foi tranquilo e pela expressão do casal durante o voo, lá no alto seu coração realmente bateu mais forte. Apesar dos momentos difíceis que enfrentou em Foz serão as belas imagens das Cataratas que guardará na memória”, comemora Bortoli.

Estrutura a prova – A história do canadense teve um final feliz, pois Foz do Iguaçu, um dos principais destinos turísticos do Brasil, se mostrou preparada para atender uma situação complicada, porém possível de acontecer. Em momentos assim, boa estrutura, pronto atendimento e hospitalidade fazem diferença e podem mudar o rumo de uma história que tinha tudo para dar errado. Mas, a cidade passou no teste. Exemplos como esses são boas notícias para um País que se prepara para sediar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Questionada se a viagem a Foz foi boa, Sabina nem hesitou em responder que sim. “Nosso sonho era conhecer as Cataratas do Iguaçu e foi isso que aconteceu”, afirma. Esbanjando simpatia, ela não economizou nos elogios em comparação com Niagara Falls (no Canadá). “Aqui é mais bonito, pois são várias quedas e com diferentes alturas. As Cataratas do Iguaçu são lindas!”, finaliza a turista canadense que, por alguns dias, foi mais do que hóspede, foi da Família Bella Italia!

 

Previous slide
Next slide