Previous slide
Next slide

Unila abre inscrições para 695 vagas em 28 cursos, via Sisu

Previous slide
Next slide
Para o primeiro semestre de 2016, a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) oferta 695 vagas em 28 cursos de graduação, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições já estão abertas e seguem até a próxima quinta-feira, 14, no endereço eletrônico sisu.mec.gov.br.

Podem realizar a inscrição estudantes que tenham participado da edição de 2015 do Enem e não tenham obtido nota zero na redação. No ato da inscrição, o candidato poderá escolher até duas opções de curso, por ordem de preferência. O resultado da primeira chamada está programado para 18 de janeiro.

Nos dias 22, 25 e 26 de janeiro serão realizadas as matrículas dos candidatos selecionados. Caso as vagas não sejam preenchidas em sua totalidade, serão chamados, por meio de editais próprios da Universidade, os candidatos que tiverem manifestado interesse em participar da fila de espera. A inscrição para a fila de espera deverá ser feita no site do Sisu, de 18 a 29 de janeiro.

A Unila adota a política de cotas, definida pela Lei 12.711/2012, regulamentada pelo Decreto 7.824/2012 e pela Portaria Normativa 018/012/MEC. Assim, 52% das vagas serão reservadas a estudantes que tenham cursado, integralmente, o Ensino Médio em escolas públicas. Nesse percentual, estão incluídas as vagas destinadas a alunos de baixa renda familiar e pretos, pardos e indígenas. No formulário de inscrição do Sisu, o candidato deverá indicar se irá concorrer pelo sistema de cotas ou ampla concorrência.

O único curso da Unila que não fará seleção via Sisu é Música. A graduação tem processo seletivo específico, realizado em duas etapas: desempenho no Enem e prova de habilidades específicas.

Excelência – Com pontuação de 4,247 (escala de 1 a 5), a Unila obteve a terceira colocação no Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC), divulgado em dezembro. Os dados são referentes a 2014 e ao IGC contínuo. No ICG faixa, a Unila e outras 11 instituições, todas públicas, obtiveram nota 5 – a pontuação máxima –, alcançando grau de excelência entre as universidades brasileiras.

Confira os cursos com seleção via Sisu:

Bacharelados

– Administração Pública e Políticas Públicas
– Antropologia – Diversidade Cultural Latino-Americana
– Arquitetura e Urbanismo
– Biotecnologia
– Ciência Política e Sociologia – Sociedade, Estado e Política na América Latina
– Ciências Biológicas – Ecologia e Biodiversidade
– Ciências Econômicas – Economia, Integração e Desenvolvimento
– Cinema e Audiovisual
– Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar
– Engenharia Civil de Infraestrutura
– Engenharia de Energias Renováveis
– Engenharia de Materiais
– Engenharia Física
– Engenharia Química
– Geografia
– História – América Latina
– Letras – Artes e Mediação Cultural
– Medicina
– Relações Internacionais e Integração
– Saúde Coletiva
– Serviço Social

Licenciaturas

– Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química
– Filosofia
– Geografia
– História
– Química
– Letras – Português / Espanhol
– Matemática

Previous slide
Next slide