Previous slide
Next slide

Unila completa seis anos em Foz do Iguaçu

Previous slide
Next slide
Neste terça-feira, 12 de janeiro, a Unila completa seis anos de criação comemorando bons resultados alcançados em 2015. A terceira colocação no Índice Geral de Cursos (IGC), do Ministério da Educação (MEC) colocou a Universidade como referência nacional. Com pontuação de 4,247, a instituição ficou atrás apenas da UFRGS (4,349) e da Unicamp (4,380).

O IGC é um indicador de qualidade do MEC, que leva em consideração os conceitos dos cursos de graduação, as avaliações dos programas de pós-graduação e a distribuição dos estudantes nos diferentes níveis de ensino. A classificação abrange um conjunto de 230 universidades (federais, estaduais e particulares) e institutos federais. No total, foram avaliadas 2.042 instituições de ensino superior.

Também merece destaque a nota 5 (numa escala de 1 a 5) para o curso de Ciências Econômicas – Economia, Integração e Desenvolvimento, no processo de reconhecimento pelo MEC. Outros 12 cursos da Unila foram avaliados em 2015 com nota 4. A avaliação para reconhecimento é realizada quando a primeira turma chega à metade do curso e leva em consideração o projeto pedagógico, a qualificação dos docentes e a infraestrutura, entre diversos pontos.

O ano de 2015 foi também o do início de 12 novos cursos de graduação, elevando para 29 as carreiras ofertadas e ampliando, por consequência, o número de estudantes da Universidade. Hoje, são mais de 2.300 discentes de 12 nacionalidades. Aos três mestrados já implantados, foram somados outros dois, que iniciam a seleção de alunos em 2016 – Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Desenvolvimento e Mestrado Acadêmico em Literatura Comparada.

Para atender o crescimento acadêmico foi preciso ampliar a estrutura física da Universidade. Das 24 salas de aula em 2010, a Unila passou a contar com 83 em 2015 e, com a mudança da Unidade Centro para o prédio no Jardim Universitário, o número passa a 99 para o ano letivo de 2016. A mudança de prédios também vai ampliar o número de laboratórios. Atualmente, a instiuição possui 17 laboratórios, sendo 13 no PTI. A Unidade Jardim Universitário vai abrigar mais 77 laboratórios de ensino, pesquisa e extensão.

A oferta acadêmica está sendo ampliada também com a implantação do Núcleo de Educação a Distância (EaD), credenciado pelo MEC, em agosto. Foram avaliadas a documentação e a infraestrutura disponível. A expectativa é oferecer, inicialmente, aulas da grade curricular dos cursos de graduação e cursos de especialização.

Pesquisa e extensão – Em 2015, a Unila realizou 156 ações de extensão (projetos, cursos e eventos). Isso representa quase o dobro das ações realizadas no ano anterior, quando foram implementadas 79 atividades. Já na área da pesquisa, a Universidade saltou de 98 projetos realizados no ano de 2014 para 257, em 2015.

Previous slide
Next slide