Previous slide
Next slide

Unioeste coordena call center de informações em Cascavel, Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão

Previous slide
Next slide

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em parceria com a Fundação Araucária, Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), está coordenando mais uma frente de trabalho no combate ao coronavírus: atendimento telefônico e por meios digitais em centrais de informações (call center).

Por meio do Programa de Apoio Institucional para Ações extensionistas de prevenção, cuidados e combate à pandemia do novo coronavírus, lançado pela Fundação Araucária e Seti, foram selecionados 510 bolsistas entre profissionais de saúde e coordenadores de projetos das sete universidades estaduais e da Universidade Federal do Paraná.

A pró-reitora de extensão da Unioeste, Fabiana Regina Veloso, conta que nas cidades de Cascavel e Foz, o atendimento iniciou no domingo (5) e em Francisco Beltrão na segunda-feira (6). “Temos algumas frentes de trabalho que a Unioeste está participando através desse edital, e uma das ações é o atendimento via call center. Estaremos atendendo a população nessa modalidade, visando o enfrentamento e combate do coronavírus”.

A equipe de atendimento em call centers é composta de até 3 orientadores e até 12 estudantes da área de saúde, que darão orientações via telefone ao público em geral sobre prevenção, cuidados e combate ao novo coronavírus. As atividades de extensão desenvolvidas têm a supervisão da Secretaria de Estado da Saúde.

Eliane Goes, coordenadora do call center de Cascavel, explica que duas frentes de trabalho estão sendo realizadas. A primeira, é o atendimento telefônico, e a segunda o trabalho via Plataforma Victoria que visa a utilização da telemedicina como forma de triagem e consulta para pacientes suspeitos. “O trabalho começa com o cadastro no programa COVID-19 Paraná. Se avaliado que existe algum risco, haverá a continuação do atendimento pelo whatsapp através de inteligência artificial, que fará mais perguntas e atribuirá um score de risco”.

Depois dessas etapas, caso haja necessidade, o atendimento é continuado com alunos e orientadores. Existe a possibilidade do paciente ser encaminhado para consulta médica online, pelo próprio celular. “Para o usuário tudo acontece via whatsapp e um serviço de comunicação de mídia, caso consulta médica. É importante frisar que o esforço é em conjunto, buscando atender de forma ampla o nosso estado”, finaliza.

As linhas oficiais da Unioeste para dúvidas sobre a Covid-19 são:

0800 200 4501 – Cascavel
0800 200 4502 – Foz do Iguaçu
0800 200 4503 – Francisco Beltrão

Previous slide
Next slide