Previous slide
Next slide

Vaca Mecânica retoma produção em escala normal em Foz do Iguaçu

Previous slide
Next slide

 

Foto: AMN
Alimentos são servidos em 51 escolas e 31 CMEIs

Nesta segunda-feira (18) o Núcleo de Nutrição de Alimentos, conhecido como Vaca Mecânica, subordinado à Secretaria Municipal de Educação e que funciona na Vila Yolanda, voltou a produzir na sua capacidade máxima os pães e sucos de soja. Alimentos que reforçam e enriquecem a merenda escolar servida nas 51 escolas, 31 centros municipais de educação infantil – CMEIs, além dos centros de convivência, postos de saúde, hospital e famílias cadastradas. Uma compra emergencial de farinha de trigo e fermento garantiu essa volta da produção. O fornecimento dessas duas matérias-primas não estava ocorrendo porque as empresas  responsáveis pediam à nova administração o reajuste nos valores contratados e suspenderam a entrega.

A produção diária está entre 30 e 33 mil pães de soja e de 15 a 18 mil saquinhos de suco de soja. Os produtos comprados emergencialmente chegaram na sexta-feira (16). Antes disso o Núcleo de Produção de Alimentos estavam trabalhando apenas com a produção diária de aproximadamente oito mil saquinhos de suco de soja, que estavam sendo fornecidos para os CMEIs e os centros de convivência. A partir dessa semana todas as unidades municipais de atendimento a estudantes e também pacientes voltam a receber normalmente esses alimentos.

A Vaca Mecânica vai receber ainda reforço de pessoal com a contratação de dois padeiros e dois auxiliares de padeiro. Hoje a produção é tocada por um padeiro e conta com o apoio de 24 guardas mirins que fazem a profissionalização no Núcleo de Produção de Alimentos. A usina extratora conta com um profissional especializado que coordena a produção diária dos saquinhos de suco de soja de 200 ml. Para garantir a produção de pães e sucos o horário de trabalho é das 7 às 21 horas, como divisão de turnos.

Previous slide
Next slide