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@veiasocial mobiliza doadores de sangue

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Alguns minutos, um pouco de boa vontade e solidariedade e mililitros de sangue que não farão falta para quem doa, mas farão muita diferença para quem recebe. O ato da doação de sangue é um processo simples e indolor para os doadores. Apesar disso, é cada vez mais preocupante o número de doadores de repetição – aqueles que periodicamente procuram o hemonúcleo mais próximo de residência para colaborar.  Pensando nisso e aproveitando as potencialidades de divulgação e interação da Internet, um grupo de amigos lançou a “Veia Social”, uma rede social especialmente para doadores de sangue, sem fins lucrativos.

Os objetivos da “Veia Social” são aproximar receptores e doadores, apresentar informações sobre o tema e derrubar alguns mitos sobre o procedimento de doação. Na rede social, há espaço também para postagem de vídeos, fotos e depoimentos; criação de comunidades e blog para relatar histórias de pacientes e doadores; e, ainda, uma área onde qualquer pessoa pode fazer pedidos de doação, informando o local, tipo de sangue que precisa e os dados necessários para que os voluntários ajudem. “Além de alcançar futuros doadores de sangue, quero desmistificar preconceitos. Para que isso aconteça, temos que colocar ao alcance das pessoas as respostas de perguntas comuns e frequentes, vistas da concepção de um ex-paciente, de doador, de receptor e não só de médicos e especialista”, explica Laila Sena, uma das idealizadoras do projeto.

Segundo a Fundação Pró-Sangue, a cada dois segundos, algum paciente necessita de transfusão de sangue no Brasil e cerca de 1 em cada 5 pessoas que são internadas no Hospital, necessitará de transfusão de sangue durante o período que permanecer internada.

Iniciativa – A ideia surgiu de um encontro entre Lula Ribeiro e Laila que se conheceram via twitter por meio de um amigo em comum, Oscar Ferreira. Laila teve um linfoma em 2002 e precisou de uma grande quantidade de sangue. Depois de se beneficiar pela doação, passou a ser voluntária no Instituto Nacional do Câncer (INCA). O despertar de Lula para o tema foi quando doou sangue pela primeira vez para a mãe de uma amiga. Segundo ele, sentiu muito arrependimento pelo tempo desperdiçado até se conscientizar sobre a importância da doação.

 

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O resultado do encontro dessas duas histórias – ex-paciente e doador – é a “Veia Social”. A dupla, contando com o apoio da Prime Web Consulting, apostou na internet como  aliada na campanha pela Doação de Sangue. O canal escolhido – uma rede social online – não poderia ser mais pertinente considerando a forma como se conheceram e o fato de Lula ser um dos profissionais mais respeitados no meio online. Apesar de poucas semanas no ar, a Veia Social já conquistou muitos adeptos, passando dos 150 membros. No twitter, o número de menções também é grande e o número de seguidores passa dos 200.

Dificuldades –  O Brasil conta com  dezenas hemonúcleos. Em Foz do Iguaçu, por exemplo, são coletados cerca de 1.100 bolsas de sangue por mês. Contudo, a unidade atende 12 municípios da região e em momentos de maior fluxo de pacientes o estoque fica comprometido. Situação semelhante ocorre em outras cidades do País. Utilizar as ferramentas da web para discutir a importância da doação e desmistificar o processo é uma reforço nas campanhas locais que cada hemonúcleo faz para conquistar novos doadores. “Precisamos trabalhar bastante para manter nossos doadores de repetição. Toda campanha de divulgação é bem-vinda”, comenta Solange Aparecida, do Hemonúcleo de Foz do Iguaçu.

Mais informações:
Site: www.veiasocial.com.br
Twitter: @veiasocial
Hemonúcleos por região

 

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