Previous slide
Next slide

Vereador questiona taxa de esgoto abusiva e apresenta Projeto de Lei para redução

Previous slide
Next slide

O vereador Zé Carlos (PMN) questiona o valor da taxa de esgoto cobrada pela Sanepar em Foz do Iguaçu que é de 80% sobre o consumo de água. Para mudar essa realidade, o parlamentar apresentou um Projeto de Lei de Iniciativa Popular que pede a redução para 30%. “A ação chega num momento oportuno, uma vez que o contrato da Sanepar com o município está vencido e uma nova licitação será realizada. Assim, podemos incluir a redução da taxa de esgoto no próximo contrato”, explica o vereador.

Para que o Projeto de Lei de Iniciativa Popular tenha êxito, o vereador iniciou uma campanha de coleta de assinaturas de eleitores de Foz do Iguaçu. Segundo o último levantamento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) , Foz do Iguaçu apontou 183.789 eleitores aptos nas eleições de 2010. “Precisamos de 5% do total do número de eleitores em assinaturas para que o Projeto de Lei que estabelece o limite de 30% para a cobrança da taxa de esgoto, calculada sobre a quantidade total da água consumida, vire norma legal”, destaca Zé Carlos. O abaixo-assinado deve ser entregue até a 2ª quinzena de outubro no gabinete do vereador- Travessa Oscar Muxfeldt, 81 – Centro – Foz do Iguaçu – (45) 3521 8100.

Para recolher as assinaturas dos eleitores iguaçuenses, milhares de listas estão sendo distribuídas pela cidade – igrejas, centros comunitários, faculdades, escolas, sindicatos, entre outros. O consumidor-eleitor também pode passar no gabinete do vereador Zé Carlos e deixar lá sua assinatura ou pegar uma lista e repassar para familiares e amigos para fortalecer a ação.

O vereador, ainda, lembra que vários municípios do País estão sofrendo com esse problema. Em muitos casos é cobrada a taxa de esgoto até mesmo daqueles que não utilizam os serviços.

O valor é calculado sobre os gastos com a água e quase dobram o valor da conta no fim do mês- veja tabela da Sanepar abaixo.

"Não questionamos a qualidade do serviço, mas a possibilidade de o serviço ser mais barato",encerra o vereador Zé Carlos.

Previous slide
Next slide