Previous slide
Next slide

Viva o Verão na Costa Oeste inspira integração regional

Previous slide
Next slide
Este ano, quinze municípios integrados e a população que busca o incremento de atividades esportivas e recreativas na temporada de verão já estão desfrutando do projeto “Viva o Verão nos Caminhos ao Lago de Itaipu”, que completa a sexta edição nesta temporada. A abertura oficial foi nesta sexta-feira (28), no Parque de Lazer Annita Wanderer, Distrito de Porto de Mendes.

Fotos:Vanderléia Kochepka
Prefeito Moacir: “Estamos vivendo momento ímpar na região lindeira; o verdadeiro momento de integração”

 

O diferencial percebido pelo Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Governo do Paraná e Itaipu Binacional, propulsores juntamente com os demais parceiros do projeto, não está apenas na na integração regional. “Acredito que os municípios acordaram e viram que sozinhos não conseguiriam ir muito longe. O que faltava era partir para a ação em conjunto e, felizmente isso está sendo uma realidade em nossa região”, destacou o prefeito de Marechal Cândido Rondon e presidente do Conselho dos Municípios Lindeiros, Moacir Froehlich, durante a abertura oficial do “Viva o Verão”.
 

Froehlich fez questão de destacar por inúmeras vezes a importância das parcerias para a realização dos projetos e anunciou que muitas novidades estão por vir com a finalidade de tornar a região lindeira ainda mais conhecida e, com isso, fixar o turista e fazer a agricultura, em todos os seus aspectos, avançar ainda mais. “Estamos vivendo um momento de integração regional nunca visto antes. Com a potência de uma Itaipu Binacional e do Governo do Estado do nosso lado, vamos seguir de mãos dadas para um futuro promissor que está muito próximo”, disse confiante.
 
Secretário de esportes: “A tão esquecida região Oeste tem agora o seu momento de reconhecimento”
O secretário da pasta Especial de Esporte e Juventude do Paraná, Evandro Rogério Roman foi objetivo ao confirmar que o governo Beto Richa será parceiro em ações que façam a diferença. “É possível sim fazer a diferença. É isso que estamos buscando dentro da criação de uma política de responsabilidade esportiva”. Ele citou que além do “Viva o Verão”, alguns projetos que vão mudar a realidade de jovens que estão na criminalidade, bem como a fixação e valorização de atletas destaques para que permaneçam no Paraná e não migrem para outros estados estão sendo estudados. “Estamos em contato direto com a Itaipu, vamos sentar com as prefeituras, enfim, estamos buscando meios para que juntos possamos desenvolver ações interessantes”, adiantou Roman. 
 
Em nome da Itaipu Binacional, o superintendente de Comunicação Social da usina, Gilmar Piolla, anunciou que a parceria continuará firme não apenas para os projetos que envolvam as temporadas de verão, mas sim, o ano todo. “A realidade é que estamos cada vez mais integrados e isso reflete em resultados positivos para todos. Sem dúvida, as parcerias serão mantidas, melhoradas e ampliadas”, pontuou.
 
Prestigiaram a abertura oficial do projeto, a prefeita em exercício de Mercedes, Cleci Loffi; o presidente da Câmara de Vereadores de Santa Helena, Jucerlei Sotoriva; representantes de deputados da região; Grupo MP; secretários de esportes da Costa Oeste; líderes de Porto Mendes, imprensa local e regional, entre outros.
 
Com ou sem praia – O projeto está sendo desenvolvido em cidades que contam com praia artificial e, também, naquelas que não possuem, mas oferecem atividades no centro e bairros da cidade. Além das modalidades de futebol de areia, vôlei de areia, futebol sete, futevôlei e handbeach, os participantes podem interagir desfrutando das brincadeiras interativas, oficinas de recreação e de avaliação física que está sendo realizada, nos sábados e domingos, por equipes de acadêmicos e professores da Uniguaçu/FAESI. 
 
As atividades foram iniciadas em 21 de janeiro e seguem até 27 de fevereiro. No último fim de semana, os municípios de Santa Terezinha de Itaipu, Missal e Marechal Cândido Rondon sediaram o “Viva o Virão”. Na sequência será a vez de Mercedes, Diamante do Oeste e Itaipulândia (4 a 6); Mundo Novo e Santa Helena (11 a 13); Medianeira e Entre Rios do Oeste (18 a 20) e São José das Palmeiras, Foz do Iguaçu e Pato Bragado (25 a 27). 
 
Viva o Verão Água Boa – Uma das novidades este ano é a tenda que trabalha as atividades de educação ambiental, organizada pela Rede de Educação Ambiental Linha Ecológica com apoio dos agentes ambientais de cada município. O espaço é reservado para trabalhar a educação ambiental de forma lúdica com o conceito de sustentabilidade utilizado no programa Cultivando Água Boa, sensibilizando os participantes para a temática da água e as questões socioambientais.
 
Sem limite de idade, o espaço está proporcionando as seguintes atividades: Ondina, a Pescadora; O Enigma do lago de Itaipu; varal maluco; árvore da esperança e dos compromissos; caderno ecológico com sementes; dançando nas notícias; imitando rei da coleta seletiva; a varinha mágica; pescaria de grãos; passa-passa das hortaliças; O Mistério dos Sons; a gaiola; rouba o rabo; pega-pega recreativo; jogo da memória e jogo dos sete erros.

  

$(function(){
// esconde o conteúdo de “saiba mais” que fica no rodape da pagina
$(‘div#contentcolumn .relacionada’).hide();
// armazena o conteudo da div
var contentDivSaibaMais = $(‘div#contentcolumn .relacionada’).html();
$(‘div#contentcolumn .new-div-relacionada’).html(contentDivSaibaMais);
});

Previous slide
Next slide