Previous slide
Next slide

Você no Clickfoz: Leitor expõe descaso de serviços municipais

Previous slide
Next slide

O Clickfoz recebeu, na semana passada, um e-mail de leitor insatisfeito com uma situação em particular na cidade: A falta de manutenção por parte da Secretaria de Meio Ambiente com as árvores, principalmente no centro de Foz do Iguaçu. Isso implica em galhos caindo e, por várias vezes, interrompendo o fornecimento de energia da cidade, além de outros riscos para os moradores.

Veja o que escreveu Washington Soares, especialmente para o Click:
 

Foto: Washington Soares 
Árvores no centro da cidade estão há muito tempo sem manutenção por parte da prefeitura

Caros leitores, escrevo este artigo com o seguinte intuito: apontar uma contradição da cidade de Foz de Iguaçu, qual seja, o verde que embeleza o cenário iguaçuense ao mesmo tempo expõe uma falha na manutenção dos serviços municipais básicos. As árvores estão completamente sem cuidado por parte da Secretaria do Meio Ambiente. Galhos e fios se entrelaçam e colocam em risco os moradores, os transeuntes, os motoristas e toda a distribuição de eletricidade da região.

Explico o meu ponto de vista. Moro no centro de Foz de Iguaçu e reparei que a maioria das árvores no entorno das ruas Tarobá e Naipi estão há muito tempo sem manutenção por parte da prefeitura.

Sempre que há uma tempestade na cidade algumas árvores caem nas imediações das ruas do centro e interrompem o fornecimento de energia. Tudo bem, eu sei que os fenômenos naturais não são da alçada do Estado, mas a manutenção das boas condições da cidade, sim. E essas deixam muito a desejar.
 

Foto: Washington Soares
Leitor pede mais agilidade na Secretaria do Meio Ambiente para resolver esses casos

No fim do ano ocorreu uma tempestade e uma árvore quase caiu na esquina da rua Tarobá com a Engenheiro Rebouças. Quase. Só não caiu completamente porque foi amparada pelos fios de energia e por outra árvore do outro lado da rua. Pois a COPEL tomou ciência do fato, cortou os galhos que atrapalhavam o fornecimento de luz e deixou a situação como estava. A árvore ficou com as raízes quase todas para fora do chão por mais de um mês sem que a Secretaria do Meio Ambiente tomasse qualquer providência.

No início de fevereiro deste ano, fui à Secretaria de Meio Ambiente e denunciei a situação. Preenchi os formulários e solicitei a retirada da árvore (única solução encontrada). Falei sobre a situação das ruas da cidade que tinham o mesmo problema e perguntei se havia algum programa da Prefeitura para realizar a poda regular (já que o particular não pode realizar a poda por conta própria, pois caracterizaria crime ambiental). Confesso que não foi nenhuma surpresa ouvir um não. Perguntei se havia algum outro órgão da prefeitura que poderia ouvir a situação e a resposta também foi negativa. Ouvi essa resposta de dois funcionários diferentes, nas duas vezes em que lá estive.

 

Foto: Washington Soares
Quando há chuva, galhos caem nos fios e cortam energia no local

Não quero com este artigo criticar a gestão atual, nem mesmo a anterior. Quero apenas expor uma situação corriqueira na cidade que em muito dificulta a vida do cidadão e que, penso eu, consome muito do dinheiro público. Pois bem sabemos que a manutenção das árvores é mais barata do que o conserto dos danos causados pela falta dessa manutenção.

Espero, sinceramente, que essa situação se regularize para o benefício de todos os moradores da cidade.

 

 

Previous slide
Next slide