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ACIFI define ações para 2009

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Trazer novos serviços e projetos que auxiliem a classe empresarial, especialmente as empresas associadas, continuará sendo a meta a ser desenvolvida em 2009 pela diretoria da ACIFI – Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu, que completa em janeiro seu primeiro ano de gestão. De acordo com o presidente da entidade, Rodiney José Alamini, o balanço do primeiro ano de trabalho foi altamente positivo pois a ACIFI manteve ações de defesa dos interesses do associado, como a luta contra multa prevista no TAC – Termo de Ajuste de Conduta do Lixo e pelo fim da Cota Zero imposta pela Argentina, mas também lançou novas propostas e projetos aos associados.

 

Dentre essas iniciativas, ele destacou o projeto “É Gente Nossa!”; a reaproximação da ACIFI com entidades representativas do setor comercial do Paraná, como a FACIAP – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná; a Feira de Artesanato para valorização da área central; expansão do cartão Nutricard para Cascavel e outras 30 cidades da região.

Para 2009, antecipa o presidente, estão sendo planejadas várias ações direcionadas à classe empresarial de Foz. Uma delas é o projeto “ACIFI nos Bairros”, que prevê a descentralização das reuniões da diretoria em regiões estratégicas visando a aproximação da entidade com o pujante comércio existente nos bairros.
“Queremos que os empresários dos bairros conheçam as vantagens de ser uma empresa associada, bem como saber deles quais são as necessidades de cada empreendimento e de cada região”, explicou o presidente sobre o projeto que vem sendo formatado desde o segundo semestre de 2008.

Crédito acessível

Diante dos possíveis reflexos na economia brasileira da crise mundial financeira, o presidente da ACIFI acredita que os setores produtivos e de prestação de serviços precisarão de mais incentivos para continuar movimentando a economia. Por isso, o acesso ao crédito é outra meta da diretoria da ACIFI para 2009.
Há cerca de três meses são realizadas reuniões para se estabelecer na Região Oeste um SGC – Sistema de Garantia de Crédito, que possibilita à empresa associada da ACIFI acesso a crédito mais barato que o praticado no mercado.

 

“A idéia é criar uma agência em Foz da SGC para Foz, para ajudar o associado a buscar crédito nos bancos parceiros com taxas 50% menores que as disponíveis hoje no mercado financeiro, possível graças ao aval desse sistema”, declarou Alamini. “E com um diferencial: o micro, pequeno ou empreendedor terá acompanhamento antes e durante todo o financiamento, possibilitando que ele aprimore a gestão, organização e planejamento financeiro”, acrescentou.

 

Apesar de ter recursos já previstos pelo SEBRAE, o SGC também terá que contar com verbas do setor privado e governamental. Para Alamini, o Funref – Fundo de Recuperação Econômica de Foz do Iguaçu, recentemente aprovado no Senado Federal, poderá contribuir para o fundo do SGC. “Outra forma de captarmos recursos para este fundo que garantirá o aval aos créditos serão as campanhas que desencadearemos em 2009, em conjunto com contadores, para que as empresas de Foz destinem parte do IRFJ. E também para que parte do dinheiro do fundo do SGC seja utilizada no fortalecimento das nossas empresas associadas, garantindo aa geração de emprego e renda no nosso município”, afirmou.

Fórum de discussões

Em 2009, a ACIFI será palco para discussões sobre temas importantes voltados ao desenvolvimento da nossa cidade. Essa foi uma ação iniciada em 2008 pela entidade e que será ampliada este ano. Mensalmente, durante a reunião ordinária da diretoria, eram convidados representantes de órgãos públicos e privados para expor as ações desenvolvidas. Em 2008, participaram desses encontros os representantes da COPEL, Sanepar, Emater, Receita Federal, entre muitos outros.

 

“Queremos dar um novo formato a essa ação, ampliar a participação para que as empresas associadas, ou não, possam opinar ou conhecer mais profundamente assuntos de interesse municipal”, ressaltou Alamini.
Dentre os assuntos que poderão constar na pauta desse fórum, alguns já estão delineados: legislação sobre carros de brasileiros com placa paraguaia; vigor da lei que prevê repasses dos royalties da Itaipu à União, Estado e Municípios; impacto da implantação da UNILA – Universidade Federal da Integração Latino-Americana; como combater os produtos piratas; ações necessárias para garantia da segurança aos cidadãos e empresas; benefícios e investimentos para a Copa de 2014; entre muitos outros.

Fortalecer a campanha de arrecadação do Funcriança, desencadeada pela ACIFI em dezembro, numa parceria com o Rotary, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o CRC – Conselho Regional de Contabilidade será outra meta a ser desenvolvida em 2009. De acordo com a diretora Elizangela De Paula Kuh, o objetivo é manter campanha permanente de doação ao fundo, “ajudando as entidades da cidade, bem como viabilizar mecanismos mais acessíveis para as doações”. O fundo prevê que pessoa física destine até 6% do imposto de renda devido ao fundo que subsidia ações de 24 entidades ligadas à criança. As empresas podem destinar até 1% do valor devido de IR.

Mais ações

Rodiney Alamini destacou ainda outras duas ações que serão desencadeadas este ano, ambas visando o fortalecimento do comércio na área central. A primeira será a idealização e promoção de uma grande festa junina na Avenida Brasil, projeto que será desenvolvido pelo Conselho do Jovem Empreendedor da ACIFI.

A segunda ação será a discussão antecipada para garantir a iluminação natalina na área comercial da cidade, considerada fundamental para os empresários para criar um clima especial tão necessário para uma das melhores épocas de vendas do ano.

Os trabalhos da ACIFI serão retomados em fevereiro pela diretoria que é composta também pelos seguintes empresários: Roni Temp (primeiro vice-presidente); Dimas Bragagnolo (segundo vice-presidente); Erci Werner (terceiro vice-presidente); Carlos Antonio Michelon (Diretor de Finanças e Patrimônio); Elizangela de Paula Kuhn (Diretora Administrativa); Guilherme de Oliveira (Diretor de Serviços, Convênios e Benefícios); Luiz Demari (Diretor de Comércio e Cooperativismo); Paulo Tremarin (Diretor de Indústria, Infra-Estrutura e Logística); Mário Camargo (Diretor de Comércio Exterior); Darcilda Mulinari (Presidente do Conselho Mulher Empresária e Executiva); Luiz Roberto Medalha Filho (Presidente do Conselho Jovem Empreendedor); Amauri Nascimento (Diretor de Contabilidade, Auditoria e Perícia); Pedro Tenerello (Diretor da Arbitrafi) e Mauro Sebastiany (Diretor de Hotelaria e Turismo).

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