Previous slide
Next slide

Ações de divulgação do Brasil no exterior têm alíquota do Imposto de Renda zerada

Previous slide
Next slide
Vilmar Machado
Estande brasileiro na Feira de Turismo de Madri, realizada na semana passada, uma das mais importantes do mundo

 

Fevereiro começa com uma boa notícia aos empresários que contribuem com a divulgação dos destinos turísticos brasileiros no mercado internacional. Na edição desta sexta-feira (6) do Diário Oficial da União, o governo oficializa a norma que reduz a zero a alíquota do Imposto de Renda incidente sobre os rendimentos de beneficiários residentes ou domiciliados no exterior usados para promover o Brasil nestes países.

Segundo o Decreto nº 6.761, o benefício incidirá sobre despesas com pesquisas de mercado, aluguéis e arrendamentos de estandes e locais para exposições ou feiras, no exterior, inclusive promoção e propaganda nesses eventos, para divulgar destinos turísticos brasileiros.

Com esse benefício da isenção de Imposto de Renda, a perspectiva é consolidar e aumentar a participação brasileira nos principais eventos internacionais de turismo. Para Vilmar Machado, publicitário que trabalha com marketing turístico e que recentemente participou da Fitur de Madri e da Bolsa de Turismo de Lisboa, o investimento da iniciativa privada no continente europeu ainda é modesto. “O estande de nosso País foi muito procurado pelo público, mas poucas empresas do Brasil participaram dos eventos”, destaca. Ele acredita que a crise e o investimento de risco e elevado para os padrões brasileiros – em virtude da diferença cambial – são os principais motivos. “Todo incentivo por parte do governo pra ajudar o setor é bem-vindo. A crise pode ser um problema para uns e uma oportunidade para outros. O Brasil tem grande potencial turístico que não deve ser desperdiçado. É a nossa chance de aproveitar o mercado internacional, já que a moeda estrangeira é forte aqui”, defende o publicitário.

Para ser beneficiada pelo decreto, as empresas precisam registrar as operações no Sistema de Registro de Informações de Promoção (Sisprom), do Ministério do Desenvolvimento, no site www.sisprom.desenvolvimento.gov.br.
 

Previous slide
Next slide