Previous slide
Next slide

Adeop inaugura escritório regional no PTI

Previous slide
Next slide

Débora Black
Momento do descerramento da fita que contou com lideranças da ADEOP e autoridades da Itaipu

A inauguração contou com a presença de funcionários renomados da Itaipu Binacional, como Cícero Bley, Juan Carlos Sotuyo, Fernando Machado e Renato Costard, além de todos os membros do Conselho Diretor da Adeop, como o Presidente Acioli Martinhago, o vice Sebastião Santana, o tesoureiro Darli Marques, o vice-tesoureiro Camilo Spohr, o segundo Secretário Adriel de Villas Boas Couto e o Secretário Executivo Elsídio Cavalcante além do arquiteto Anderson Girelli do IAB. “Esse foi mais um voto de confiança que a Itaipu depositou em nós, e não vamos deixar de honrar isso”, enfatiza o Presidente Acioli Martinhago, que lembra que a Itaipu é uma das principais parceiras da Agência.

São diversos projetos sendo realizados por profissionais em 28 municípios da região, que fazem parte da Bacia do Paraná 3, no triângulo Guairá – Cascavel – Foz do Iguaçu. “A Adeop foi criada basicamente para reunir vários profissionais de diversas áreas para aplicarem o seu conhecimento no extremo oeste do estado”, diz o Secretário Executivo, Elsidio Cavalcante.

“Outro grande ponto é a parceria com o Ministério de Desenvolvimento Agrário, onde iremos investir no aperfeiçoamento das pequenas propriedades da região”, acrescenta Elsidio. Com essa união, será possível agregar valor ao que é produzido pelas famílias dessas propriedades, para que elas não as entreguem aos plantadores de soja, mas sim, produzam no campo com qualidade para, até mesmo, uma futura exportação.

Segundo o Secretário Executivo, com os recursos advindos da parceria com o MDA e com o apoio da Itaipu Binacional, a Adeop irá desenvolver aproximadamente 2.500 (dois mil e quinhentos) planos de controle ambiental, para ajudar esses pequenos proprietários, a terem a propriedade totalmente legalizada, além de realizar treinamentos nas áreas de agroindústria e turismo rural para ajudar essas famílias.

O arquiteto Anderson Girelli, acrescenta que com a Adeop aqui no PTI, a vinda de pessoas experientes nas diversas áreas será grande, o que irá contribuir muito para o crescimento não só de Foz como de todos os municípios do oeste do Paraná. “É uma oportunidade para compartilhar informações e buscar soluções, e a Adeop está aqui para nos ajudar”, finaliza Girelli.

Adeop no PTI – o escritório iguaçuense conta com 10 funcionários, e o espaço ocupado corresponde a três salas de 100m2 no total e abrigará 12 estações de trabalho para os diversos empregados da Entidade. Cada estação de trabalho é completa, proporcionando à equipe da ADEOP todos os equipamentos necessários para realizarem seu trabalho com a qualidade exigida pela Diretoria da ADEOP.

Matriz: A ADEOP foi fundada em 21 de novembro de 2005 em São Miguel do Iguaçu tendo sua primeira diretoria eleita em 17 de maio de 2006. Entre os inúmeros projetos e atividades desenvolvidos destaca-se a elaboração de Planos Diretores em diversos municípios da região; Entidade que dá suporte técnico ao Conselho dos Municípios Lindeiros no Fórum do Mercosul e na Frente Parlamentar Internacional dos Legisladores dos Municípios Fronteiriços da América do Sul; Elaboração do Guia de Pesca Desportiva do Lago de Itaipu; Levantamento, identificação e desenvolvimento de Banco de dados da Biomassa Residual na Bacia do Paraná III entre outros.

Previous slide
Next slide