Previous slide
Next slide

Ambientalistas de Foz do Iguaçu farão manifestação no Parque Nacional na próxima quinta (02)

Previous slide
Next slide

Representantes de organizações não-governamentais farão uma manifestação pacífica no portão antigo do Parque Nacional do Iguaçu (PNI), na próxima quinta-feira (02), às 12h45. A intenção do grupo é fechar o acesso pelo portão antigo por uma hora para chamar a atenção da sociedade, principalmente das pessoas que trafegam pela rodovia no interior do PNI, sobre a necessidade de respeitar os limites de velocidade dentro da Unidade de Conservação para evitar o atropelamento de animais.

Segundo Márcio Bortoli, da ONG ADERE (Associação de Desenvolvimento de Esportes Radicais e Ecologia – Foz do Iguaçu), um dos coordenadores do movimento, a mobilização foi originada depois do atropelamento de uma onça pintada no quilômetro 27 da BR-469, no interior do PNI, no último sábado (detalhes abaixo). “Estamos convocando todos os ambientalistas de coração para uma manifestação pacífica. A intenção é bloquear a entrada do parque por 1 hora e, através dos canais de comunicação, manifestar nosso interesse em diminuir o acesso de veículos dentro da Unidade de Conservação”, defende.

Para quem quiser participar do ato e precisar de transporte, terá um ônibus que sairá da frente do Hotel Bella Italia, ao meio dia. “Convide amigos e todas as pessoas que tem interesse em preservar a natureza para que possam participar e de alguma forma ajudar”, finaliza Márcio Bortoli.

Daniele Rodrigues/Clickfozdoiguacu
Onça-pintada atropelada dentro do Parque Nacional do Iguaçu no último sábado (28)

Atropelamento – Apesar do limite de velocidade, devidamente sinalizado ao longo da rodovia que corta o PNI, variando de 40 a 60 km/h, o número de atropelamentos de animais silvestres continua sendo uma preocupação para os gestores do Parque.  Exemplo disso é que no último sábado (28), durante a madrugada, uma onça pintada, animal símbolo do Parque e ameaçado de extinção, foi atropelada dentro do Parque Nacional do Iguaçu. Segundo o médico veterinário do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Raphael Xavier, o animal pesava 64 quilos, era um macho adulto jovem, de aproximadamente 5 anos. “Pelos ferimentos do animal e pelo impacto provavelmente foi atingido por um carro de médio a grande porte e que estava acima da velocidade permitida dentro do Parque”, destaca Xavier.

Penalidade – A investigação para identificar o condutor que atropelou a onça pintada segue desde sábado. Caso o responsável seja identificado, conforme determinada a legislação de crimes ambientais, a penalidade pode ser multa e até prisão. Além disso, a administração do PNI também pode punir o motorista com a proibição de conduzir qualquer veículo dentro do Parque. “É muito triste você ver um animal como esse, em plena idade reprodutiva, ser morto de uma forma tão banal (por desrespeito ao limite de velocidade dentro da Unidade de Conservação), ainda mais se pensarmos na população cada vez menor das onças pintadas”, desabafa Mariele Mucciatto, bióloga que atua na Escola Parque, entidade de educação ambiental que atua dentro do PNI.

Serviço
Manifestação pacífica na entrada do PNI
Data:
02/04
Horário: 12h45
Transporte: ônibus gratuito (saída na frente do Hotel Bella Italia, às 12h)
Mais informações com: Márcio Bortoli (ADERE) – fone 3521-6000 ou  88054341

Previous slide
Next slide