Previous slide
Next slide

Comitê envia à CBF documentos da candidatura de Curitiba à Copa 2014

Previous slide
Next slide

Reunião preparatória para Copa do Mundo de 2014.Da esquerda para a direita: secretário de Turismo do Paraná, presidente da associação de futebol do Paraná Helio Curi, vice governador Orlando Pessuti e o secretário de Assuntos Estratégicos Luiz Carvalho. Foto Everson Bressan-SECS

 

O Comitê Executivo vai protocolar nesta quarta-feira (14), na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o projeto e a documentação exigidos pela Fifa para que Curitiba seja indicada como uma das 12 subsedes da Copa do Mundo de 2014.

São 250 quilos de papéis e documentos, a maioria em inglês, que serão protocolados nos Correios sob a responsabilidade do Governo do Paraná, Clube Atlético Paranaense e Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

A última reunião do Comitê Executivo, realizada nesta terça-feira (13) no auditório Mário Lobo, Palácio das Araucárias, teve clima de otimismo. O encontro selou os detalhes finais do Projeto Curitiba e os próximos passos da campanha. A Fifa anuncia as 12 subsedes da Copa 2014 em 30 de março.

“Cumprimos à risca tudo o que foi solicitado pela Fifa. Dos documentos que iremos protocolar, consta um termo firmado entre o Governo do Paraná e a prefeitura de Curitiba prevendo mudanças na legislação fiscal, com isenção para todos os produtos da Copa. Um documento idêntico já foi assinado pelo ministro Guido Mantega (Fazenda)”, explicou o vice-governador Orlando Pessuti, presidente da Comissão Gestora do Comitê Executivo da Copa do Mundo de 2014.

O vice-governador disse que alguns aspectos do Projeto não podem ser revelados por exigência da própria Fifa, organizadora do mundial. “O sigilo é necessário principalmente no que se refere à mobilidade, acessibilidade, reurbanização e reforma do Estádio Joaquim Américo. Naturalmente, a entidade procura manter a disputa entre as cidades candidatas a sede em pé de igualdade. Portanto, estes são assuntos reservados e que não podem ser divulgados”, argumentou.

Mas Pessuti fez questão de destacar que o Governo do Paraná já executa há muito tempo uma série de obras em Curitiba, o que deve facilitar a indicação da cidade como uma das subsedes. “Não é de hoje que o Governo do Paraná investe pesado nas estruturas de saúde, saneamento e transporte em Curitiba. Agora, por exemplo, estamos melhorando a ponte do Rio Iguaçu, construindo terminais de ônibus e reformando vias urbanas. Nossa expectativa inicial é que, a partir da indicação de Curitiba, sejam feitos investimentos adicionais de R$ 200 milhões em vários setores”, previu Pessuti.

Para o presidente do IPPUC, Clever de Almeida, o aspecto mais importante destes investimentos é o legado que fica para a população. “Todas as cidades que sediaram copas do mundo ou olimpíadas foram beneficiadas com as obras. Na China, por exemplo, o Estádio Ninho dos Pássaros recebe em média 10 mil visitantes por dia”, frisou.

O secretário de Assuntos Estratégicos da Prefeitura de Curitiba. Luiz Carvalho, lembrou que Curitiba também luta para ser sede central dos meios de comunicação encarregados em cobrir os jogos. “Temos todas as condições para isso. O sistema que usamos aqui no Paraná é o mesmo utilizado pela CBF e Fifa. Estamos confiantes”, falou.

Previous slide
Next slide