Previous slide
Next slide

Editora da Unila lança obra que analisa visão da imprensa sobre as fronteiras

Previous slide
Next slide

capa_frenteAcadêmicos de Jornalismo, de Relações Internacionais e áreas afins, pesquisadores da comunicação e demais interessados em estudar a mídia terão em breve a possibilidade de saber mais sobre o tema. A editora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (EDUNILA), lançou ontem, dia 02 de dezembro, a obra “Conexões (trans)fronteiriças: mídia, noticiabilidade e ambivalência”, a qual reúne artigos que analisam a visão de vários órgãos de imprensa sobre fatos recentes, envolvendo o Brasil e países vizinhos, como o Paraguai e a Bolívia.

Organizado pelas professoras Ada Machado da Silveira e Isabel Padilha Guimarães, o livro digital e de acesso gratuito foi lançado oficialmente em uma mesa-redonda em que, além de Ada, participaram o também professor Aníbal Orué Pozzo (Universidad Nacional del Este, de Ciudad del Este) e Denise Paro, jornalista da Front Press, agência de notícias da fronteira.

Com oito artigos de vários autores, a obra, segundo Ada, ilustra de maneira simples e clara como podem ser abordados os discursos da mídia por meio de proposições verbais e baseadas nas imagens. “De maneira original e distinta do sistema referencial corrente nos estudos de Jornalismo, analisamos as atividades noticiosas de diversos veículos de mídia, como jornais impressos e on-line, revistas semanais, telejornais, portais e agências de notícias”, escreve a organizadora na apresentação da obra.

Entre os órgãos de imprensa que tiveram sua cobertura analisada estão as revistas Veja, IstoÉ, CartaCapital e Época; jornais de circulação nacional, como Folha de S.Paulo, Valor Econômico e O Globo; estrangeiros, como o paraguaio La Nación; e de circulação local, caso de A Gazeta do Iguaçu, de Foz do Iguaçu. Programas televisivos, como o jornalístico Jornal Hoje, da Rede Globo, e o Conexões Urbanas, do canal por assinatura Multishow, também tiveram sua atividade noticiosa esmiuçada pelos autores.

Entre as notícias analisadas, estão as que mostram a questão do combate ao contrabando na Tríplice Fronteira, o impasse envolvendo a construção de uma estrada em uma área indígena boliviana e o relacionamento do governo brasileiro com os demais países da América do Sul no que diz respeito à questão energética, como no caso da Usina Hidrelétrica de Itaipu e do gasoduto Brasil–Bolívia.

Os artigos abrangem ainda a cobertura do La Nación sobre um dos fatos mais marcantes da recente história do Paraguai — o Massacre de Curuguaty. Escrito em espanhol, o texto analisa como o periódico, um dos mais importantes do país vizinho, retratou o acontecimento, de 2012, o qual deixou 17 mortos — 6 policiais e 11 campesinos.

Gratuidade

Segunda obra lançada pela EDUNILA, o livro “Conexões (trans)fronteiriças: mídia, noticiabilidade e ambivalência” foi apresentado à editora com base em um dos três editais de recebimento de originais para publicação atualmente abertos. Este, em específico, visa a publicação em mídia eletrônica, em regime de acesso aberto, de obras individuais e/ou coletâneas de conhecimento técnico, científico, cultural e didático, produzidas por autores em todos os campos do conhecimento, com destaque para os temas relacionados à América Latina e Caribe, para fins de difusão prioritariamente gratuita.

“Penso que é um grande acerto para a EDUNILA inaugurar as suas publicações em formato eletrônico e de livre acesso com este interessante livro sobre mídia na região fronteiriça. Os meios digitais e a internet atualmente são responsáveis pela maior parte das informações difundidas, seja no âmbito da comunicação jornalística, seja no âmbito das reflexões acadêmicas ou das descobertas científico-tecnológicas. Além disso, ao facilitar a divulgação dos produtos das investigações acadêmicas, publicando obras de livre acesso, a EDUNILA já nasce abraçando uma tendência bastante recente e, do meu ponto de vista, bastante oportuna, da edição universitária”, ressalta Analía Chernavsky, coordenadora da EDUNILA.

Previous slide
Next slide