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Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu agora tem escritório de compras públicas A partir de dezembro, espaço vai estimular micro e pequenas empresas locais em licitações

A partir de dezembro, espaço vai estimular micro e pequenas empresas locais em licitações


Por: Assessoria

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O consultor do Sebrae/PR, Adir Mattioni, explica que o espaço vai, primeiramente, coletar e distribuir editais. “O escritório vai auxiliar na divulgação dos processos de compras públicas. Muitos empresários da cidade não participam simplesmente por não terem conhecimento do edital. Esse movimento vai possibilitar que mais empresas participem do certame, aumentando a concorrência e gerando novas oportunidades de mercado para os negócios locais”, destaca. Depois de um período de estudo e análise dos modelos de escritórios de compras públicas instalados na região, foi inaugurado em Foz do Iguaçu, um espaço exclusivo para estimular o acesso de micro e pequenas empresas ao mercado de compras governamentais, em editais e licitações. O Escritório de Compras de Foz do Iguaçu irá funcionar junto à Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (Acifi).

Outra responsabilidade o Escritório de Compras de Foz do Iguaçu será uma espécie de banco de informações sobre compradores e fornecedores. “O espaço também deve promover capacitação aos fornecedores, ou seja, as empresas que desejam participar das licitações. Ele também vai prestar o serviço de coleta, compilação e análise dos números e valores dos editais emitidos, bem como ter um banco de dados de quem são e onde estão os fornecedores”, detalha Mattioni.

A secretária de Trabalho, Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio e coordenadora geral do Comitê Gestor Municipal, Salete Horst, falou sobre a importância do escritório de compras para o município. “Estamos trabalhando para a concretização desse projeto desde 2013, porém a possibilidade de realmente fazer com que esse escritório saísse da ideia da vontade dos membros do comitê gestor se tornou real a partir de julho deste ano. É uma ação de extrema importância para o município é o escritório de compras, pois ele vai buscar o desenvolvimento das pequenas empresas. Hoje quem movimenta o nosso pais são as micro e pequenas empresas, mais de 50% dos empregos gerados são por elas. Eles precisam e é lei que a micro e pequena empresa tenha  um tratamento diferenciado”, disse Salete.

Com a inauguração do espaço em Foz do Iguaçu, o oeste paranaense consolida o terceiro Escritório de Compras Públicas no território. “A região é pioneira no modelo, sendo a primeira do Paraná a instalar o espaço em Toledo, em setembro de 2014, e em Marechal Cândido Rondon, em março de 2016. Assim como esses dois municípios, Foz com certeza servirá de exemplo para que outras cidades contem com o local de fomento ao acesso das pequenas empresas locais a este mercado”, complementa o consultor.

O presidente da Acifi, Leandro Costa, enfatiza que, todos os anos, milhões de reais envolvendo compras públicas não ficam em Foz do Iguaçu por falta de participação ou êxito das empresas locai. “Em Foz do Iguaçu, são mais de 80 entidades públicas que diariamente compram serviços e produtos. Só uma das universidades federais, por exemplo, destina R$ 22 milhões anualmente em custeio. Desse valor, 96% são atendidos por empresas de fora. Mas, para entrar nesse mercado os empresários iguaçuenses precisam se capacitar”, argumenta Leandro.

Números

Em Foz do Iguaçu, segundo levantamento do Sebrae/PR, quase 80% das empresas de micro e pequeno porte não participam de concorrências do poder público. As que participam, entram mais em editais da esfera do Governo do Estado, representando 40% das participações, do que em licitações municipais e federais, cada uma representando igualmente 35% das participações desses empreendimentos.

Entretanto, o estudo também mostrou que, ao vencer editais, as empresas melhoram em rentabilidade de seus produtos, conseguem aumentar a produtividade da equipe, aumentam o faturamento do negócio e, até mesmo, abrem novas vagas de emprego por conta do certame. Outro dado interessante, é que das que nunca participaram, 50% tem interesse em participar e, das participantes, 46% estão dispostas a se preparar para incrementar as vendas por meio das licitações.

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