Previous slide
Next slide

Foz do Iguaçu está preparada para a Gripe Suína

Previous slide
Next slide

Um leito do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) foi reservado para atender pacientes com suspeitas de caso de gripe suína. A medida atende determinação do Ministério da Saúde.

O HMCC é um dos quatro hospitais de referência indicados pela Secretaria de Estado da Saúde e está devidamente preparado para atender casos desse tipo. A estrutura disponível é semelhante à montada em 2003 para receber pacientes com suspeitas de gripe aviária, porém nenhum caso foi atendido no HMCC na época.

Conforme a médica infectologista Flávia Trench, coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), a instituição está preparada para realizar o isolamento desses pacientes, sem pôr em risco a saúde dos demais que se encontram internados no Costa Cavalcanti e também dos profissionais de saúde. Para evitar o risco de infecção é obrigatório o uso de máscaras. Outra medida preventiva é a higiene das mãos. "A lavagem das mãos com água e sabão é uma das principais recomendações", destaca.

Transmissão e sintomas –  A transmissão da doença acontece por via aérea, contato manual ou com objetos de pessoas infectadas pelo vírus. Os sintomas da doença são semelhantes aos da gripe comum. Os critérios de caso suspeito, estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério da Saúde são febre repentina acima de 38 graus e tosse, acompanhadas ou não de um ou mais dos seguintes sintomas: dificuldade respiratória, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações.

Previous slide
Next slide