Previous slide
Next slide

Amanhã é o dia mundial de luta contra a Aids

Previous slide
Next slide
No dia 1º de dezembro é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A data foi instituída no Brasil em 1988 pelo Ministério da Saúde, como forma de despertar a consciência para a prevenção. Em Foz do Iguaçu, o Programa Municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais vai promover ações durante dois dias, para profissionais da saúde e para a comunidade em geral.

Nesta terça-feira, 01º, haverá palestra voltada aos profissionais de saúde. O tema é Educação Permanente em Saúde em Movimento contra o HIV. As informações serão repassadas no auditório da 9ª Regional da Saúde, das 9h às 14. São esperadas cerca de 80 pessoas.

Já na quarta-feira, 02, uma equipe de profissionais vai reforçar o atendimento no CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento, que fica no Centro de Especialidades Médicas, nos fundos do Hospital Municipal. Serão oferecidos testes rápidos para HIV, das 8h às 16h. Serão disponibilizados 300 testes. “O Programa é referência para o atendimento de portadores do HIV que são moradores de Foz do Iguaçu e dos municípios que compõem a 9ª Regional de Saúde. Atualmente são cadastrados no serviço em torno de 2.500 pessoas”, explicou a coordenadora, Taiuska Bonadeu.

O teste rápido é realizado a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. O material é colocado em dois dispositivos. Se os resultados forem diferentes, é feito outro teste para confirmação. Esse método permite que em apenas meia hora o paciente faça o teste, conheça o resultado e receba o serviço de aconselhamento necessário. O teste é sigiloso, gratuito e um direito do cidadão. Ter um diagnóstico positivo do HIV precocemente permite que o paciente comece seu tratamento no momento certo e tenha uma melhor qualidade de vida.

Previous slide
Next slide