por:Assessoria Sesc  Sexta, 15/04/2011 - 10h12 - Atualizado Sexta, 15/04/2011 - 10h15

Sesc inaugura exposição "Arte em madeira de demolição"

Obras ficam até 11 de maio no Cataratas JL Shopping, depois seguem para exposição no Sesc

Noticias de Foz do Iguaçu: Foz do Iguaçu, PR


O Sesc Foz do Iguaçu inaugurou nesta semana a Exposição "Arte em madeira de demolição", da artista plástica Daine Mari Chibiaqui.

De acordo com Daine, a pintura em madeira de demolição tem características especiais. Além da beleza estética proporcionada pelo material, o que antes seria descartado pode ser valorizado, renascendo como arte. A madeira é produto de antigas casas, galpões e objetos de pessoas que colonizaram a região. Por isso, os quadros são dotados de valor histórico, cuja memória dos antepassados fica preservada como arte.

Fotos: Divulgação
Os quadros em estilo rústico, pintados sobre madeira de demolição, retratam principalmente temas sacros, étnicos e figurativos

 

A exposição, sob a ótica da artista plástica:

A madeira que já foi casa, comércio, quarto, cozinha

A madeira que já foi balanço de criança, berço, embarcação

A madeira da mesa antiga, do quarto abandonado,

do assoalho que hoje não tem mais chão

A madeira que viveu por tantos anos e que foi descartada

Hoje ganha nova vida e vira uma bela recordação


Biografia - Daine Mari Chibiaqui nasceu em Capanema, Paraná. Sua paixão pela pintura foi despertada na adolescência e foi percebida por sua avó Augusta, que lhe presenteou com o material necessário, dizendo: "Você quer aprender a pintar? Então Comece!". E foi assim que surgiram os primeiros rabiscos. Autodidata, Daine aperfeiçoou seus trabalhos com cursos específicos e ainda desenvolveu técnicas próprias. Seu estilo é diversificado, renovando e criando constantemente obras diferenciadas: florais, naturezas-mortas, retratos, paisagens e abstratos, além de experiências com texturas e materiais diversos, fazendo um jogo escultório no relevo e nas cores. As obras da artista plástica já foram adquiridas por pessoas de diversos países, e hoje decoram espaços no México, Estados Unidos, Argentina, Paraguai, Chile, Uruguai, Rússia, Coréia do Sul, Japão, Líbano, Ucrânia e Alemanha.

Em 2007 e 2008, duas obras da artista em pintura indígena integraram o calendário da marca de tintas Acrilex, consolidando o nome da pintora como uma das referências em pintura étnica no Brasil.

Programação:
De 11 de Abril até 11 de Maio de 2011 na praça das águas do Cataratas JL Shopping.
De 11 de Maio até 11 de Junho de 2011 no SESC Foz do Iguaçu.

 

 por:Assessoria Sesc  Sexta, 15/04/2011 - 10h12 - Atualizado Sexta, 15/04/2011 - 10h15
publicidade

publicidade