Previous slide
Next slide

UNILA terá seleção especial para imigrantes haitianos

Previous slide
Next slide
 
Estão abertas, a partir desta sexta-feira (19), as inscrições da Seleção de Imigrantes Haitianos da UNILA. Regulamentado pelo edital 004/2014 – publicado no Diário Oficial da União em 18 de dezembro – o processo de seleção reserva uma vaga em cada um dos 29 cursos de graduação para estudantes provenientes do Haiti que estejam residindo no Brasil, tanto os regularmente admitidos quanto os portadores de visto humanitário.
 
As inscrições, que finalizam em 18 de janeiro, deverão ser feitas neste site. Deverá ser anexada documentação que inclui currículo, carta de motivação, formação educacional, certificado de conclusão do Ensino Médio, entre outros. A seleção dos alunos será feita por uma banca e o resultado final será publicado na página da UNILA.
 
Os candidatos selecionados terão direito aos benefícios integrais da Assistência Estudantil ofertada pela UNILA, que corresponde a um subsídio de R$ 655 para custos de moradia, alimentação e transporte ou R$355, caso optem pela moradia estudantil da Universidade, desde que comprovada a vulnerabilidade econômica.
 
Pró-Haiti – A oferta de vagas está prevista na resolução 037 do Conselho Universitário (CONSUN), que instituiu o Programa Especial de Acesso à Educação Superior para estudantes haitianos – Pró-Haiti. O programa tem o objetivo de contribuir para a integração dos haitianos à sociedade brasileira, bem como fortalecer o intercâmbio acadêmico com o sistema de ensino superior haitiano. A resolução considera a situação dos haitianos refugiados e a destruição do Ensino Superior no Haiti, em decorrência do terremoto de 2010.
 
De acordo com o pró-reitor em exercício de Relações Institucionais e Internacionais, “a intenção é poder mudar a qualidade de vida e a situação socioeconômica dos haitianos que estão no Brasil, através da formação acadêmica”, declarou. 
 
Previous slide
Next slide