Empresas parceiras

Igushuttle - Destino Iguassu - Passaporte Iguassu - IguFoz - Loumar Turismo
Noite Italiana - Hotel Bella Italia - Águas do Iguaçu Hotel - Bogari Hotel - Iguassu City Tour

contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Cultura em Foz do Iguaçu

Fundação e FPTI alinham ações para integrar e projetar cultura local Parceria deseja formar uma rede composta pelos ativos culturais promovidos na região trinacional

Parceria deseja formar uma rede composta pelos ativos culturais promovidos na região trinacional


Por: Assessoria

Publicado em:

Na tarde desta terça-feira, 27, a Fundação Cultural e a Fundação Parque Tecnológico de Itaipu iniciaram um canal de diálogo que resultou em uma importante parceria em prol do desenvolvimento e integração cultural dos quatro municípios integrantes da região trinacional: Foz do Iguaçu, Puerto Iguazu (AR), Ciudad Del Este (PY) e Hernandarias (PY).

Potencializar e projetar os atrativos culturais deste território de aproximadamente um milhão de habitantes, composto por uma riqueza cultural representada por mais de 75 etnias, são os desafios que marcaram o encontro entre Diretor-Presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues, a diretora da Fundação Cultural, Vera Vieira, a gerente do departamento de educação e cultural, Jéssica de Lima, e o Diretor Superintendente da FPTI, Ramiro Wahrhaftig.

Durante o diálogo, os dirigentes compartilharam experiências, projetos e a mesma convicção sobre a importância da integração entre as três nações. “Somos um só, convivemos no mesmo espaço, não temos fronteiras”, comentou Juca.  “Não somos uma região de três fronteiras, somos uma região trinacional, um mesmo território, três nações mútuas unidas por um rio que precisam se integrar, pois o desenvolvimento é partilhado por todas”, emplacou Ramiro.

Essa foi a primeira reunião envolvendo as duas fundações. Segundo Juca, o encontro abre uma agenda de diálogo permanente e uma importante parceria com vistas a fortalecer uma grande rede cultural na região. “Este contato representa a construção de uma rede que pretende aglutinar todas as manifestações e ativos culturais que estão trabalhando isoladamente. Desta forma, com a participação de todos, poderemos avançar na construção da cultura e do fortalecimento da identidade de nossa região”, ponderou Juca, que vem cumprindo uma agenda ampla de diálogo com várias instituições culturais.

A construção do desenvolvimento integrado das políticas culturais terá o diálogo como principal ferramenta de articulação e formulação das ações artísticas conjuntas. Para isso os dirigentes deliberaram a constituição de uma rede interinstitucional envolvendo os ativos culturais da região trinacional. Este processo será constituído por etapas. A primeira delas visa estabelecer contatos com as instituições e produções culturais dos municípios, realizar o mapeamento e o diagnóstico dos ativos culturais.

“A partir dessa organização inicial que poderemos projetar coletivamente, com a participação de todos e todas, as políticas e ações culturais para a região, contemplando e potencializando essa grande riqueza cultural”, explicou Juca.

Tecnologia e cultura

O conhecimento tecnológico desenvolvido pela FPTI contribuirá para as ações de difusão cultural da região. A instituição, referência por ser polo de conhecimento e desenvolvimento cientifico e tecnológico, vai apoiar alguns dos projetos da Fundação Cultural que necessitam de suporte técnico. Um desses projetos que foi apresentado por Juca é a criação de um aplicativo que visa agregar todas as informações relativas à agenda cultural produzida na região trinacional. O objetivo é divulgar para a comunidade e para os turistas a programação cultural dos quatro municípios da região.

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Categorias

Assine

Logo do ClickFoz