Previous slide
Next slide

Governo apresenta programa de Escolas Municipais a 93 prefeitos

Previous slide
Next slide

O secretário do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, apresentou nesta quinta-feira (23), em Maringá e Cascavel, a 93 prefeitos do Norte e Noroeste, Oeste e Sudoeste do Paraná as diretrizes e o projeto arquitetônico do Programa de Escolas Municipais. O vice-governador Orlando Pessuti participou da apresentação realizada em Maringá e o secretário Estadual do Planejamento, Enio Verri, esteve nas duas exposições.

As escolas serão construídas, prioritariamente, nas cidades onde unidades de ensino atendem simultaneamente alunos das redes estadual e municipal, e que apresentam indicadores sociais mais críticos e limitação financeira. Para as regiões Norte e Noroeste estão previstas 66 unidades e nas regiões Oeste e Sudoeste, outras 26.

META – Orlando Pessuti informou, em Maringá, que, inicialmente, a meta do Governo do Estado é a construção de cem escolas municipais, já que em algumas cidades há apenas a necessidade à ampliação das salas de aula, de reformas ou de construções de quadras. “Em outras cidades, escolas municipais e estaduais funcionam na mesma estrutura e o município teria que deixar o local para dar espaço aos alunos da rede estadual. O Estado decidiu ajudar as prefeituras na construção das escolas, o que era de responsabilidade do município. Além disso, vamos equipar estes locais”, destacou.

O vice-governador também anunciou outros projetos que serão realizados pelo Governo do Estado na área da educação. “Vamos construir mais quadras cobertas e alcançar, até 2010, a marca de 1,2 mil quadras. Também faremos intervenções em mil escolas, entre construções, reformas e ampliações, e vamos construir 12 Centros de Excelência”, relatou.

REQUISITOS – O secretário do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, apresentou aos prefeitos e secretários municipais de Educação as exigências para obtenção dos financiamentos e dos repasses de recursos estaduais, os requisitos para escolha dos terrenos e uma perspectiva arquitetônica das escolas municipais. “Estamos finalizando o projeto que será padrão para todas as unidades. Os prefeitos devem nos apresentar a indicação dos terrenos e, depois disso, será feita a licitação das obras por meio de registro de preços, de maneira regionalizada”, informou.

As edificações serão instaladas em terrenos com 12.600 m2 e contarão com salas de aula, laboratório, quadra coberta e áreas administrativas e pedagógicas, para alunos de 1ª a 5ª série.

 

Previous slide
Next slide