Previous slide
Next slide

Iguaçuenses buscam patrocínio para disputar o Pan

Previous slide
Next slide

As atletas iguaçuenses Ana Rita Damião, 16, e Bianca Damião, 16, vão disputar no período de 23 a 26 de abril, o Campeonato Pan-Americano de Judô, que acontecerá em Santo Domingo, na República Dominicana. As duas integram a Liga Paranaense de Judô, que tem sede em Foz do Iguaçu. Ambas são campeãs brasileiras, títulos conquistados em novembro de 2008 em Brasília (DF). Ana Rita competirá na Categoria Juvenil até 48 quilos, faixa roxa, enquanto Bianca lutará na Categoria Juvenil até 52 quilos.

As duas judocas são irmãs gêmeas e iniciaram na modalidade há dois anos, tendo como instrutor o professor Alexandre Cheiran, faixa preta, 3º dan. Conforme Alexandre, as atletas estão bem preparadas para a competição. Ele entende que ambas são dedicadas nos treinamentos e donas de alto índice técnico. “São guerreiras, que aguardam com grande expectativa o momento de poder representar o Brasil, especialmente o nosso município de Foz do Iguaçu, comentou o professor.

Segundo ele, as atletas também fazem parte da equipe da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Foz, que estará presente em breve nos Jogos da Juventude do Paraná (Jojup’s), sob a coordenação do professor Jair Fraga, responsável pela modalidade. Cheiran acompanha de perto a preparação assídua de suas pupilas. “Ana Rita, com poucos anos de judô, é dona de boa experiência no tatame, já que foi campeã dos Jogos Colegiais, vencendo ainda o certame brasileiro e outros grandes eventos como o Conesul. Já Bianca, também com seu índice técnico forte, é menos experiente em tatames, porém é dona de forte índice técnico, tendo tudo para conquistar uma medalha”, explicou.

Treinamento Técnico

Bianca e Ana Rita, na companhia de Alexandre Cheiran, participaram na última semana, em Santa Maria-RS, de treinamento técnico e curso de arbitragem, ministrado pelo medalhista olímpico e bicampeão mundial João Derly. Com essa participação, as judocas adquiriram maior experiência e puderam conhecer melhor Derly, um dos maiores profissionais da modalidade em níveis nacional e internacional.

Para viabilizar a viagem e a estadia das meninas em Santo Domingo, os dirigentes da Liga Paranaense de Judô estão buscando apoio. “Entendemos que é de suma importância a ida das atletas para este que é um dos maiores eventos esportivos da América Latina, no entanto, necessitamos de parcerias. Queremos sensibilizar os empresários e dirigentes esportivos, no sentido de nos oferecer patrocínio para que possamos confirmar, de maneira oficial, nossa presença no Pan-Americano”, finalizou Mário César de Almeida, presidente da Liga.
 

Previous slide
Next slide