Previous slide
Next slide

Itaipu e UFPR reforçam parceria para viabilizar Unila

Previous slide
Next slide

Está marcada para segunda-feira (9) a solenidade em que Itaipu doará o terreno de 40 hectares, próximo à Vila C, onde funcionará a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). A cerimônia será às 10h30, no auditório Saza Lattes, do Parque Tecnológico Itaipu. Além dos diretores-gerais brasileiro e paraguaio, Jorge Samek e Carlos Mateo Balmelli, participam da solenidade o reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho, o vice-reitor, Rogério Mulinari, e o professor Hélgio Trindade, presidente da Comsisão de Implantação da Unila.

Na terça-feira, Samek, acompanhado da diretora financeira executiva, Margaret Groff, e do assistente Paulino Motter, que é também integrante da CI-Unila, fez uma visita ao reitor e ao vice-reitor da UFPR, em Curitiba. No encontro, a Itaipu e a UFPR reafirmaram o comrpromisso de contribuir para acelerar o processo de elaboração e implantação do projeto do campus da Unila.
 
Samek destacou, no encontro com o reitor e o vice-reitor, as principais ações desenvolvidas pela Itaipu para apoiar o desenvolvimento sustentável da região, destacando o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) como centro irradiador de conhecimento e tecnologia. Ele lembrou que foi graças a uma parceria com o PTI que o Instituto Federal de Educação Tecnológica do Paraná (IFET-PR) – criada a partir da transformação da Escola Técnica da UFPR – pôde antecipar o início das atividades em Foz do Iguaçu, com a abertura de um curso de piscicultura, que já tem duas turmas em funcionamento.

O reitor, que assumiu o cargo em dezembro passado, manifestou a intenção de ampliar as parcerias com a Itaipu e o PTI, especialmente na área de desenvolvimento tecnológico. Entre as iniciativas da nova gestão, ele destacou a criação da Agência de Inovação Tecnológica (Agitec), inspirada em experiência da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Zakel afirmou que aproveitará a visita à Itaipu e ao PTI na próxima segunda-feira (09/03) para prospectar novas oportunidades de parcerias.

Prioridade para a Unila – Samek colocou à disposição do reitor da UFPR técnicos das diferentes áreas da Itaipu para apoiar a elaboração do caderno de licitação da obra do campus da Unila. O reitor informou que, em entendimento dcm o Ministério da Educação (MEC) e a Comissão de Implantação da Unila, ficou acertada a criação de uma Comissão Especial que irá preparar o processo licitatório. Ele manifestou desejo de que a própria comissão de licitação conte com a participação de profissionais experientes disponibilizados pela Itaipu.

Samek comunicou ao reitor que o projeto do campus da Unila já foi contratado pela Itaipu e que estará pronto em 90 dias. O trabalho está sendo desenvolvido pelo escritório do arquiteto Oscar Niemeyer. “A realização de uma obra do mestre Niemeyer vai fortalecer o destino turístico de Foz do Iguaçu, que já recebe mais de um milhão de visitantes por ano, com potencial para triplicar esse número na próxima década”, declarou.

Previous slide
Next slide