Previous slide
Next slide

Oitavas de Final da Libertadores começam hoje (05)

Previous slide
Next slide

Terminada a fase de grupos da Taça Libertadores da América, agora começam os jogos decisivos, aqueles em que a derrota pode significar a eliminação do torneio continental. É o chamado mata-mata das oitavas de final. Nele, 16 equipes de oito países da América Latina decidirão o título de um dos torneios de clubes mais cobiçados do continente.

O Brasil é o país com o maior número de representantes nesta fase. Ao todo, cinco equipes representarão o futebol brasileiro, entre eles o Grêmio (time de melhor campanha geral na fase de grupos), São Paulo, Cruzeiro, Sport e Palmeiras. Pelo menos um time brasileiro já deixará o torneio nesta fase. Isso porque Palmeiras e Sport, que se enfrentaram na fase anterior (uma vitória palmeirense e um empate), voltarão a se enfrentar nesta disputa valendo uma vaga nas quartas de final.

A Argentina, famosa pela campanha de seus clubes em torneios desse estilo, chega a esta fase enfraquecida pelas campanhas ruins realizadas por clubes que sempre foram favoritos nas Casas de Apostas. É o caso do San Lorenzo e River Plate, que não conseguiram avançar em seus grupos. Lanús foi a outra equipe que parou na fase de grupos. Do país vizinho apenas o Boca Juniors (dono da segunda melhor campanha na fase de grupos) e o Estudiantes de La Plata, seguem na disputa.

Um problema encontrado nesta fase foi a participação de duas equipes mexicanas. Como são partidas de ida e volta, ou seja, cada time terá mando de jogo; a Conmebol, que rege o futebol sulamericano, quer evitar partidas sendo disputadas no México. Tudo isso em virtude da epidemia de gripe suína que já matou centenas de pessoas. Por causa desse panorama, as partidas do São Paulo contra o Chivas de Guadalajar e Nacional do Uruguai, contra o San Luis, foram adiadas em uma semana, ainda sem local definido.

O mando de campo desses jogos é dos times mexicanos. A Conmebol propôs a realização na Colômbia ou no Chile, mas estes países negaram abrigo aos mexicanos, mantendo o impasse. Os clubes mexicanos participam como convidados da Conmebol e por pertencerem à Concacaf (entidade responsável pelo futebol na América Central e do Norte) não podem disputar o Mundial de Clubes da Fifa, caso sejam campeões. A Concacaf já organiza um outro torneio continental valendo vaga para o mundial. Neste caso, a vaga iria para o vice-campeão.

Saiba aqui no Click Foz os jogos das Oitavas de Final da Libertadores da América

Sport x Palmeiras: Ida (05/05 às 21h15 em São Paulo) – Volta (12/05 às 20h15 em Recife)

Grêmio x San Martin-PER: Ida (06/05 às 21h50 no Peru) – Volta (13/05 às 21h50 em Porto Alegre)

Caracas-VEN x Deportivo Cuenca-EQU: Ida (07/05 às 17h20 no Equador) – Volta (12/05 às 22h45 na Venezuela)

Cruzeiro x Universidad Chile: Ida (07/05 às 22h no Chile) – Volta (14/05 às 19h30 em Belo Horizonte)

Boca Juniors-ARG x Defensor Sporting-URU: Ida (07/05 às 22h no Uruguai) – Volta (14/05 às 19h30 na Argentina)

Libertad-PAR x Estudiantes-ARG: Ida (07/05 às 19h40 na Argentina) – Volta (14/05 às 21h no Paraguai)

São Paulo x Chivas-MEX: Ida (13/05 22h10 em local indefinido) – Volta (20/05 às 21h50 em São Paulo)

Nacional-URU x San Luis-MEX: Ida (13/05 às 19h20 em local indefinido) – Volta (20/05 às 19h40 no Uruguai)

 

Previous slide
Next slide