Previous slide
Next slide

Paraná propõe integração dos Conselhos de Meio Ambiente de SC, RS e MS

Previous slide
Next slide

Os Conselhos Estaduais do Meio Ambiente dos Estados que integram o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) – Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul – poderão trabalhar de forma integrada. A proposta de integração foi apresentada pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente do Paraná na última sexta-feira (27), em Florianópolis (SC), onde estava sendo realizada a reunião do Conselho de Santa Catarina.

A ideia é que os conselhos passem a compartilhar informações e conhecimentos na área ambiental, em especial para elaboração de resoluções e portarias conjuntas que serão levadas ao Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Encontros permanentes com representantes dos quatros estados e inclusive a realização de um Seminário do Meio Ambiente do Codesul também fazem parte da proposta de integração.

Para o secretário do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, que assumiu a presidência da comissão de Meio Ambiente do Codesul, a ideia de integração é benéfica para fortalecer as instituições ambientais. “O Paraná sempre tomou grandes iniciativas de integração dentro do Codesul, na área ambiental estamos evoluindo bastante, até porque, os estados compartilham muitos recursos naturais, como o Rio Prata”, afirmou.

O secretário-executivo do Conselho do Meio Ambiente do Paraná, Paulo Roberto Castella, autor da proposta de integração, destaca que a união dos órgãos estaduais é o lema da gestão paranaense do Codesul. “Aproveitamos a posse do Requião à presidência do Codesul para propor a integração dos conselhos, visto que isto facilitará na criação de políticas públicas em conjunto”, explicou.

A sugestão do órgão paranaense já foi aceita pelo Conselho do Meio Ambiente de Santa Catarina (Consema), que elogiou a iniciativa e aguarda a adesão do Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. “A ideia é muito interessante e certamente vamos estruturá-la ainda mais, principalmente, com a união dos outros dois estados”, salientou Lauro Andrade, vice-presidente do Consema.

Previous slide
Next slide