Previous slide
Next slide

Representantes do BR e do PY discutem impasse sobre Itaipu

Previous slide
Next slide

Itaipu Binacional
Barragem de Itaipu

Representantes do Brasil e do Paraguai reúnem-se nesta segunda-feira (26), em Brasília, para discutir as divergências sobre a Hidrelétrica de Itaipu. Participam da reunião os ministros de Minas e Energia, da Fazenda e das Relações Exteriores de Brasil e Paraguai. Na pauta do encontro estão a discussão de assuntos técnicos e administrativos e os avanços de temas tratados desde a visita do presidente paraguaio, Fernando Lugo, ao Brasil, em setembro passado.

Segundo o governo brasileiro, a reunião tem o intuito de equalizar discursos para se chegar a um entendimento favorável aos dois países. O tom amigável que há anos pautava o relacionamento de Brasil e Paraguai no que tange a gestão de Itaipu Binacional, a maior hidrelétrica do mundo em produção de energia, deu lugar a incertezas e aspereza desde o segundo semestre de 2008. Renegociar o acordo com o Brasil foi a principal bandeira que contribuiu, em muito, para a eleição do atual presidente paraguaio, Fernando Lugo.

No entanto, segundo portas-vozes do governo brasileiro, a pauta da reunião não terá espaço para discutir a proposta de Fernando Lugo, que no ano passado defendeu que a dívida da usina de cerca de US$ 19,6 bilhões – pertencente aos dois países – fosse re-dividida entre os dois Tesouros, cabendo ao Brasil a conta de US$ 19 bilhões e U$ 600 milhões ao Paraguai.

 

Previous slide
Next slide