Previous slide
Next slide

Salão Internacional do Livro de Foz será lançado no Café Quintana em Curitiba

Previous slide
Next slide

O Salão Internacional do Livro de Foz do Iguaçu será lançado oficialmente dia 17, sexta-feira, no Quintana Café  e Restaurante, em Curitiba. A solenidade está marcada para as 19h e contará com a presença de autoridades públicas, segmento literário, guias de turismo, imprensa e comunidade. O evento a ser realizado em Foz entre os dias 1º a 10 de maio transformará a cidade mais uma vez em um verdadeiro palco de atrações culturais.

Segundo Sueli Brandão, presidente do Instituto da Cultura, Educação, Esporte e Turismo, o lançamento em Curitiba visa chamar a atenção não somente da imprensa estadual e assim dar visibilidade ao evento, mas também das operadoras de viagem. De acordo com ela, a proposta é “vender“ não somente Foz do Iguaçu como um local para turismo de lazer e de compras, mas também de turismo cultural. “Nosso objetivo é colocar o Salão no calendário de eventos do município”, frisa.

O Salão – O Salão do Livro reunirá os maiores nomes da literatura local, regional, nacional e internacional. Uma das presenças confirmadas para conversar com o público é o escritor Pedro Bandeira, considerado o maior vendedor de literatura juvenil do país.  Outro destaque do evento será Ignácio Loyola Brandão, ganhador do Prêmio Jabuti em 2008, na categoria melhor obra de ficção, com o título “O Menino que Vendia Palavras”.

Um dos mais aguardados é o escritor e jornalista Lira Neto. Autor da obra “Maysa: Só numa multidão de amores”, na lista dos mais vendidos da Revista Veja, Neto será um dos palestrantes do Salão Internacional do Livro de Foz do Iguaçu. Ele contará ao público do evento todo o trabalho de pesquisa para a elaboração da biografia, de Maysa Matarazzo. A obra de Lira Neto foi utilizada como fonte de pesquisa para a elaboração da minissérie global, “Maysa quando fala o coração”.

O jornalista, escritor e ex-diretor da Radiobras, Eugênio Bucci, é outra presença garantida.  O catarinense – radicado em Curitiba – Cristóvão Tezza,  um dos mais premiados autores de 2008, também falará com o público. Além do Jabuti, Tezza recebeu no ano passado com o romance “O Filho Eterno”, o prêmio de melhor obra de ficção da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA); Prêmio Bravo, como melhor livro do ano; 1º lugar no Portugal-Telecom de Literatura em Língua Portuguesa  e do Prêmio São Paulo de Literatura.

Show – Para fugir um pouco do convencional, a dupla de cantora e compositora Alice Ruiz e Alzira Espíndola, com o título “Para Elas” fará uma aula-show. O espetáculo será uma mescla de música e poesia, pois, o lema das artistas é "Música para quem gosta de poesia. Poesia para quem gosta de música".
Além das palestras e shows, durante os dez dias do evento haverá venda de livros; lançamentos de publicações locais, estaduais e nacionais; sessão de autógrafos; exposição fotográfica; contação de histórias; apresentações musicais e peças teatrais, bem como, atividades educacionais e lúdicas.

Apoio do MinC – Com os resultados da Feira Internacional do Livro realizada na cidade em agosto contando com a presença de mais de 60 mil pessoas e a programação extensa do evento, o Ministério da Cultura (MinC) entendeu que o objetivo principal é incentivar a leitura, popularizar o livro e formar novos leitores. Bem como divulgar a cidade, a Tríplice Fronteira e o país como pólos turísticos e culturais. Desta forma, autorizou por meio do Mecenato Federal – Lei Rouanet -, a captação de recurso para a realização do evento.

Com essa marca, não somente o governo federal, mas o cidadão com um novo olhar sobre a comunidade pode dar sua contribuição. Tem a oportunidade de ser um patrocinador do evento. Sem precisar colocar a mão no bolso, pode deduzir seu apoio do imposto de renda devido.

As empresas tributantes podem contribuir com base no lucro real. O valor apurado poderá ser deduzido no mês em que forem efetuados os patrocínios, podendo o excedente ser diminuído nos meses subseqüentes, até dezembro do mesmo ano. Nesse caso, o limite é de 4% do imposto a ser pago. Ou seja, a empresa que deverá pagar de imposto de renda R$ 20 mil, poderá transferir R$ 800 para o Salão do Livro. No caso de pessoas físicas, o limite de 6% do tributo devido. O documento de demonstrativo está publicado na página do Ministério: www.cultura.gov.br, Pronac: 084206.

Como contrapartida, conforme explica Sueli Brandão, os colaboradores terão o nome e a logomarca divulgados no flyers, banners, outdoors e portal de entrada do evento. E assim, terá sua marca atrelada a um evento cultural e social.

O Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) do Instituto é 07229473/0001-04 e a conta na qual deverão ser depositados os valores através da Lei Rouanet do Governo Federal é no Banco do Brasil. Agência: 2981-5 Conta Corrente: 263729. Outras informações sobre as doações podem ser obtidas pelo telefone (47) 3422-1133.

O Salão Internacional do Livro é uma realização do Instituto da Cultura, Educação, Esporte e Turismo e conta com o apoio da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu e da Itaipu Binacional.

Previous slide
Next slide