contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Show de luz e cor marca passagem do ramadã em Foz Solenidade de abertura será sábado, 27, às 21h

Solenidade de abertura será sábado, 27, às 21h


Por: Assessoria

Publicado em:

Um espetáculo marcante com muita luz e cor em movimento. Assim a comunidade muçulmana sunita de Foz do Iguaçu pretende marcar o período do Ramadã em Foz do Iguaçu. Para isso, o Centro Cultural Beneficente Islâmico (CCBI) idealizou um evento que vai ocorrer durante todo o período sagrado na chamada “mesquita branca”, situada no Jardim Central. O projeto consiste numa projeção de vídeo mapping na cúpula do templo islâmico.

A técnica de videomapeamento consiste na projeção de vídeo em objetos ou superfícies irregulares, tais como fachadas de edifícios e estátuas, por meio da utilização de um software especializado. A iniciativa só será possível mediante uma parceria que foi firmada entre o CCBI, FPTI (Fundação Parque Tecnológico de Itaipu) Fundação Cultural e RPC TV Cataratas (afiliada da Rede Globo em Foz).

Foram os parceiros do Centro Cultural que providenciaram o software e o vídeo que será projetado, composto por uma arte especial com motivos que remetem ao período mais importante do calendário muçulmano.

O início da projeção será marcado por uma solenidade marcada para o próximo sábado, 27, às 21h, na Rua Meca, 599, no Jardim Central. Além dos representantes das entidades envolvidas, devem participar do evento Prefeito Chico Brasileiro, seu vice, Nilton Bobato e o deputado estadual, Hussein Bakri, além de outras autoridades convidadas.

A ideia do evento é envolver toda a comunidade, chamando a atenção para a importância do Ramadã, que tem grande importância religiosa para a mais numerosa colônia de imigrantes da Fronteira. “Com o espetáculo que foi projetado, vamos comemorar o Ramadã e, ao mesmo tempo, dar um presente à cidade, que vai poder contemplar essa arte tão bela que preparamos”, disse o presidente do CCBI, Mohamed Beha Rahal.

O Diretor de Assuntos Internacionais do município, Jihad Abu Ali, foi um dos idealizadores do projeto. Ele espera que a ação possa entrar no calendário de eventos do turismo de Foz. “Devidamente divulgado, esse evento deve atrair visitantes de toda a região. Acho que é importante apostarmos nessa alternativa”, finalizou.

A projeção ocorrerá todos os dias das 19h30 às 21h.

Tempo sagrado

O Ramadã é o nono mês do calendário islâmico, quando os muçulmanos praticam o seu jejum ritual, um dos cinco pilares do islamismo. É um tempo onde os muçulmanos buscam a renovação da fé e praticar a caridade de forma mais intensa, dedicando-se mais profundamente aos valores da vida familiar.

Na crença islâmica, o Ramadã foi o mês em que foi revelado o Alcorão, livro sagrado dos muçulmanos. Como os praticantes do islã se baseiam no calendário lunar, o período vai ser compreendido entre 27 de maio a 24 de junho.

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Categorias

Assine

Logo do ClickFoz