Previous slide
Next slide

Suposta presença de terroristas em Foz do Iguaçu e região volta à mídia

Previous slide
Next slide

A presença de simpatizantes e até de membros de grupos terroristas em Foz do Iguaçu e região volta a ser pauta na mídia internacional. Quem traz a discussão novamente a público é Philip Abbott, tenente-coronel do Exército dos EUA.

Com o título “A ameaça terrorista na área da tríplice fronteira: mito ou realidade?”, publicado no dia 13/05, no site www.securitasetveritas.com, que versa sobre temas de segurança e terrorismo mundial, o militar defende que a região da tríplice fronteira (Foz do Iguaçu/BR, Ciudad del Este/PY e Puerto Iguazu/ARG) é a área ideal para o surgimento de grupos terroristas, porque a fiscalização é precária e as atividades ilícitas são abundantes, como lavagem de dinheiro, venda de armas e tráfico de drogas e pirataria. O tenente-coronel afirma, ainda, que esse cenário é favorável ao financiamento dos supostos grupos e facilita o acesso a armas e tecnologias.

Philip vai além e coloca a população dessas três cidades como coniventes e até apoiadoras de possíveis grupos terroristas. Segundo ele, os supostos terroristas “podem entrar e sair e também se esconder sem muitos problemas, contando ainda com uma população compassiva de onde recrutam novos membros e disseminam mensagens globais”.

Apesar da pesada crítica aos moradores e ao governo –especialmente no que tange a precária fiscalização – o militar norte-americano destaca que a área não é o centro para a guerra total contra o terrorismo, porém tem um lugar importante na estratégia contra o mesmo.

Repercussão – No Brasil, as palavras do tenente-coronel começam a repercutir. O jornalista Antônio Magalhaes reproduz as discussões em seu blog.

A especulação da mídia sobre a presença de grupos terroristas e simpatizantes na fronteira é de longa data, em especial após o ataque as torres gêmeas, em 11 de setembro de 2001, quando a “vulnerabilidade e a insegurança na Tríplice Fronteira” foram pautas recorrentes na imprensa internacional.
 

Saiba mais:
Blog do jornalista Antonio Magalhaes
Texto na íntegra publicado pelo site Securitas et Veritas

 

NOTA DA EDITORA: O portal Click Foz do Iguaçu respeita a livre expressão do tenente-coronel Philip Abbott e nem entra no mérito se existe ou não grupos terroristas por aqui. No entanto, cabe uma ressalva importante quanto ao perigo da acusação sem provas. Mais uma vez, as acusações são gerais e sem provas concretas. Além disso, engloba todos os moradores, sem distinção, num total desrespeito às pessoas dignas e de bem que residem na região. A publicação dessa pauta pelo portal ClickFoz é apenas um alerta de acusações feitas contra Foz do Iguaçu e região sem, muitas vezes, existir qualquer defesa ou posicionamento oficial das cidades atingidas.

 

Previous slide
Next slide