Previous slide
Next slide

Turismo rural no PR terá apoio de Quebec e Rhône-Alpes

Previous slide
Next slide

A visita de técnicos das províncias de Quebec (Canadá) e Rhône-Alpes (França) a propriedades que desenvolvem turismo rural no Paraná confirmou a importância da cooperação nesse segmento e identificou pontos comuns de trabalho a serem desenvolvidos. Entre os dias 9 e 12 de fevereiro, técnicos dos dois países conheceram propriedades rurais em nove municípios do Litoral e da região Oeste.

Na reunião de avaliação, realizada em Foz do Iguaçu com profissionais da Secretaria de Estado do Turismo, Paraná Turismo, Ecoparaná, Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento e a Emater, os técnicos se mostraram otimistas com a possibilidade de um aprofundamento dos temas do turismo rural, trocas técnicas e capacitações a serem realizadas em futuro próximo. “Seria mais um repasse do que é feito naqueles países em temas específicos como associativismo, certificação dos serviços de turismo e divulgação e comercialização”, diz o secretário de Estado do Turismo, Celso de Souza Caron.

Da província de Quebec há interesse em ampliar o acordo bilateral com o Paraná que permita a articulação de convênios de formação em turismo rural na Universidade de Montreal. “A técnica de Quebec mostrou interesse também no aprimoramento dos indicadores do turismo rural”, disse Caron.

De Rhône-Alpes, com a qual a cooperação é mais avançada, há interesse em aprofundar os termos. “A França tem uma vasta experiência em turismo rural e as técnicas que vieram ao Paraná são especialistas nesse segmento”, explicou Caron. As duas técnicas apontaram a necessidade de um trabalho técnico mais detalhado, que abranja desde o produtor rural, que deve ser motivado a receber visitantes, até a realização de pesquisas que apontem o perfil do turista rural.
 

Previous slide
Next slide