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Viaja Mais Melhor Idade já comercializou 180 mil pacotes

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A diretora de Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico da Secretaria Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, Tânia Brizola, apresentou os resultados de quatro programas do Ministério do Turismo realizados em parceria com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). Brizola representou o Ministro do Turismo Luiz Barretto durante o 30º Encontro Comercial da Braztoa em São Paulo, que contou também com as participações do presidente da Braztoa, José Eduardo Barbosa, e da representante do Sebrae Nacional, Valéria Barros.

Quando o MTur lançou a segunda etapa do Viaja Mais Melhor Idade, em fevereiro deste ano, a expectativa era vender 50 mil pacotes. A criação do programa teve como inspiração uma iniciativa semelhante criada pelo governo da Espanha, há mais de 17 anos, e mais recentemente outra desenvolvida pelo governo do Chile, com cerca de 7 anos. No caso brasileiro, o programa faz parte do objetivo de inclusão social do atual Plano Nacional de Turismo 2007-2010.

Lançado no ano passado em apenas duas praças, São Paulo e Brasília, o programa foi considerado bem sucedido, por ter resultado em 2 mil pacotes vendidos além da expectativa inicial, que era de 7 mil. Atualmente, o programa tem 12 capitais como ponto de origem, e pacotes para 37 destinos nacionais. Os pacotes oferecem produtos customizados para todos os destinos previstos para o projeto, e preparados para o público de melhor idade, incluindo meia pensão ou pensão completa, seguro de viagem e um mínimo de 2 passeios especiais.

Outros programas – O projeto Benchmarking em Turismo apóia a competitividade das micro e pequenas empresas dedicadas ao turismo por meio da realização de viagens técnicas nacionais (Vivências Brasil) e internacionais (Excelência em Turismo). As viagens são para destinos considerados referência no segmento em que atuam e possibilitam que grupos de empresários brasileiros vivenciem as práticas de excelência destes destinos. Em 2008, foram realizadas 3 viagens técnicas: Estados Unidos, Chile e Portugal, com a participação total de 33 empresários de 13 diferentes estados o Brasil. Também foram realizadas três viagens técnicas nacionais: Foz do Iguaçu (PR), Serra Gaúcha (RS) e Rio de Janeiro e Paraty (RJ), com a participação total de 38 empresários de 15 diferentes estados brasileiros. Entre os empresários que participaram, 30 % já implementaram algum tipo de prática vista nas viagens.

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