Previous slide
Next slide

ADEOP vai desenvolver projeto de agricultura familiar na região

Previous slide
Next slide
A equipe técnica do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) sustentável na Bacia do Paraná 3 (BP3) esteve reunida com representantes do Ministério de Desenvolvimento Agrário. O projeto é desenvolvido na região pela Agência de Desenvolvimento do Extremo Oeste do Paraná (ADEOP) com o apoio da Itaipu Binacional.
 
As propriedades são agrupadas em Unidades de Gestão (UG), em média com 100 pequenas propriedades cada uma. “Aqui na região nós estamos trabalhando as primeiras duas: uma em Ramilândia e outra em Missal. Na próxima semana iniciaremos mais três, uma no Assentamento Antônio Tavares em São Miguel do Iguaçu, outra em Entre Rios do Oeste e outra em Santa Terezinha de Itaipu, municípios que são nossos principais parceiros na região”, informou.
 
Unidades – Até o final de março serão implantadas 25 Unidades de Gestão na BP3. “Os técnicos vão detalhar cada uma dessas propriedades realizando os chamados PDSUF – Planos de Desenvolvimento Sustentável da Unidade Familiar – buscando a melhoria sistêmica da propriedade e investindo no aprimoramento da produção de cada uma delas, sempre de forma sustentável”, afirmou Cavalcante. 
 
Lei – O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou no último dia 12/01 a nova Lei de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural) e, segundo Elsidio, a ADEOP, que, entre outras atividades, também é uma entidade de ATER, se encaixa dentro dessa nova lei e a intenção do MDA é dar continuidade ao Projeto após o término dessa etapa com essas 25 UG. “A ADEOP vai ficar responsável, com seus técnicos, de elaborar e acompanhar o planejamento dessas propriedades pelos próximos três anos”, anuncia.

 

Previous slide
Next slide