Previous slide
Next slide

Aniversário de criação da UNILA

Previous slide
Next slide

Há dois anos a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) foi criada pela Lei 12.189/2010. O projeto sancionado pelo então presidente Lula obteve avaliação positiva em todas as comissões internas e foi aprovado por unanimidade no Congresso Nacional. No dia 12 de janeiro de 2010 estava sendo criada a primeira universidade federal com vocação para as questões da América Latina e do Caribe, com a missão de promover a integração do continente por meio do conhecimento.

Entre os desafios que marcaram os primeiros passos da nova instituição fizeram parte a licitação para a construção do campus em Foz do Iguaçu, a realização de concursos de docentes e do corpo técnico-administrativo, a criação dos cursos pioneiros e a seleção dos primeiros alunos que formariam um grupo que representasse o Brasil e demais países da América Latina.

Experiências que deram certo aprimoraram os processos desenvolvidos na Universidade. Assim, a UNILA avançou de 200 alunos (2010) para 650 alunos (2011) e passará a contar com 1400 alunos já em 2012. Em dois anos de existência o número de cursos também aumentou, com a oferta atual em 16 diferentes áreas do conhecimento, todas relacionadas com as temáticas e a realidade do continente.
 

Foto: Divulgação
A lei da criação da UNILA foi sancionada em 12 de janeiro de 2010 pelo então presidente Lula

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Maecenas interdum diam. Nam pellentesque magna eget ante. In consequat. Fusce iaculis nisi vulputate lacus. Nam nibh mi, hendrerit vitae, porta in, suscipit ut, nisl. In hac habitasse platea dictumst. Praesent urna augue, ullamcorper non, tincidunt et, rhoncus vitae, risus. Donec metus. Donec in ligula. Etiam accumsan, ligula ut feugiat pretium, eros ante consequat felis, eget molestie ante lorem nec purus. In tincidunt augue feugiat quam.

A UNILA continua crescendo sem fronteiras. Em 2012 a instituição contará com 190 professores de várias nacionalidades, entre efetivos, visitantes e seniores. E no mesmo período o número de técnicos administrativos em educação chegará a 170 profissionais. Tudo isso para garantir que a Universidade desenvolva com qualidade as atividades-fim de ensino, pesquisa e extensão.

A cidade de Foz do Iguaçu e toda a região do entorno ganham com a chegada de novos pesquisadores, docentes e estudantes que desenvolvem atividades de extensão nas comunidades, além da inserção de novos moradores que vêm de fora e que contribuem para movimentar a economia local.

A construção do novo campus proporcionará a Foz do Iguaçu uma nova realidade, já a partir do próximo ano, quando parte da nova estrutura estará pronta para atender as demandas e os anseios da comunidade universitária.

A UNILA também desenvolve integração com a sociedade regional por meio da atuação do Conselho Consultivo Universidade Comunidade Trinacional, criado para promover o fortalecimento da inserção da UNILA no contexto de uma região marcada pela necessidade de integração nas três cidades fronteiriças: Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Puerto Iguazu. As reuniões do Conselho contarão com a representatividade de importantes agentes sociais, econômicos e governamentais da região.

A comunidade universitária está ciente de que não há limites para enfrentar os novos desafios que virão. Especialmente após a presidenta Dilma Rousseff ter colocado a UNILA à disposição para que seja utilizada como um motor da integração na América Latina, em declaração feita durante a instalação da cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), realizada no mês de dezembro. E que todos esses desafios sejam seguidos de muitas realizações.
 

 

Previous slide
Next slide