Previous slide
Next slide

Foz do Iguaçu vai receber 14 pontos de cultura

Previous slide
Next slide

Foto: Garon Piceli | Clickfoz
Juca Rodrigues é, além de assessor da Fundação Cultural, um produtor cultural da cidade

O projeto foi enviado ao Ministério da Cultura em 2009 e em dezembro de 2011 o município recebeu a primeira parcela da verba. A ideia é que os editais sejam lançados já no final de janeiro eu início de fevereiro. Poderão concorrer aos editais instituições sem fins lucrativos que já desenvolvam um projeto de cultura por pelo menos dois anos.

Os pontos de cultura são lugares onde produtores culturais desenvolvem atividades para a comunidade do entorno. Pode ser música, poesia, teatro, pintura, não importa, vale ser cultura e envolver a comunidade.

De acordo com o assessor da Fundação Cultural, Juca Rodrigues, o projeto desenvolvido pretender gerar recursos para os produtores locais desenvolverem a arte independente. Além dos recursos financeiros, eles terão também direito de usar os espaços que o município já tem, como por exemplo, os Centros de Convivência Escola Bairro e as escolas.

“Para facilitar o desenvolvimento dos projetos, os artistas poderão desenvolver as atividades nas escolas, até para gerar um ponto de referência para a comunidade. Mas isso não os impede de usar uma sede própria, caso tenham. O projeto pode ser desenvolvido onde o artista achar melhor”.

O recurso encaminhado será o equivalente a R$5 mil por mês para cada instituição. “Toda vez que o dinheiro público é empregado em um projeto é necessário prestar contas disso. Por isso todos os responsáveis pelos pontos de cultura prestarão contas para o Governo Municipal que encaminhará para o Ministério da Cultura”, afirmou Juca Rodrigues.

Vale lembrar que o projeto prevê os 14 pontos de cultura interligados em redes. “Isso serve para que todos funcionem da mesa forma, porque pode acontecer de algum não dar certo, então cabe á Fundação Cultural promover um aparato para gerenciar essa rede”, esclareceu.

Secretaria Municipal de Educação –
Desde o início o projeto foi desenvolvido junto à Secretaria de Educação do município, a secretária, Joane Vilela, se mostrou muito empolgada. “Eu estou muito feliz com esse projeto, estou acreditando muito que vai dar certo, será a educação aliada a cultura para trazer uma realidade diferente para essas crianças”, disse. 

Previous slide
Next slide