Previous slide
Next slide

Aprendiz Legal começa em Foz do Iguaçu

Previous slide
Next slide

Acontece no sábado, 26, a aula inaugural da primeira turma do Aprendiz Legal, programa que está sendo desenvolvido na cidade numa parceria com a Unifoz. O Aprendiz Legal é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho, e está sendo implantado em todo país.

 

Os cursos são gratuitos para alunos entre 14 e 21 anos e a vantagem para a empresa é ter um empregado já qualificado. “E também moldado à política da empresa”, complementa Diana Moreira, coordenadora regional do programa.

 

Nessa primeira fase, seis menores entre 15 e 18 anos, contratados pela Infraero, através da organização social Gerar, frequentarão as aulas do curso de ocupações administrativas.

 

O treinamento terá duração de dois anos, com cinco encontros mensais. “É uma maneira de a Unifoz contribuir para a formação de mão de obra qualificada e, ao mesmo tempo, auxiliar na educação de menores oriundos de famílias menos favorecidas”, afirmou o diretor da Unifoz, Marcelo Gomes.

 

Social – O Aprendiz Legal é um programa de aprendizagem voltado para a preparação e inserção de jovens no mundo do trabalho, que se apoia na Lei 10.097/2000, a Lei da Aprendizagem. Com ele, a empresa que participa recebe um selo social, que poderá utilizar no material fiscal e de divulgação.

 

Com o Aprendiz Legal, pretende-se contribuir para a formação de jovens autônomos, que saibam fazer novas leituras de mundo, tomar decisões e intervir de forma positiva na sociedade. Acreditamos que é responsabilidade compartilhada do Estado, da sociedade, da família e dos próprios jovens fortalecer sua autoestima e sua condição de cidadãos por meio do trabalho.

 

A profissionalização do adolescente é uma etapa do seu processo educativo (ECA, art. 62) e, portanto, a razão de ser do trabalho é a formação, não a produção.

 

O programa Aprendiz Legal, ao basear-se na Lei 10.097/2000 e em sua regulamentação, o Decreto nº 5598/2005, legitima a intenção e os esforços para contribuir com a empregabilidade de nossos jovens, especialmente os menos privilegiados.

 

Este é um passo para integrar a sociedade em torno de uma causa comum: atender à necessidade dos jovens com suas diferenças individuais, suas condições específicas, aprendendo a conviver com a diversidade humana sem preconceitos.

 

As empresas que tiverem interesse em contratar através da Gerar, podem entrar em contato com a coordenação do Aprendiz Legal, através dos telefones 3574-2084 ou 9990-1144.

Previous slide
Next slide